Primavera começa neste sábado (22/9)

Compartilhe esta notícia:

Estação que antecede o verão e sucede o inverno, é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura.

Neste ano, a estação mais florida terá início no dia 22 de setembro, às 22h54, e término no dia 21 de dezembro.

Este é o dia e o horário do equinócio de primavera, ou seja, instante em que o Sol cruza a Linha do Equador Celeste. Não há nenhum misticismo nisso, apenas astronomia. Nesta data, dia e noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. Depois disso, no hemisfério sul, os dias passam a ser mais longos do que as noites.

A cada ano este início muda porque o intervalo entre uma primavera e outra (período de um ano) não tem exatamente 365 dias. Cada ano tem aproximadamente 365 dias e 6 horas, o que faz com que o horário exato do equinócio varia ao longo de um período de 18 horas, parte no dia 22, parte no dia 23, geralmente.

Em 2018, a primavera marca para as regiões Centro-Oeste e Sudeste uma estação mais chuvosa. Na região Sul, a quantidade de chuva não deve mudar muito, mas a intensidade sim, com mais tempestades de raios, com chuvas fortes e curtas. Para o Nordeste, começa a estação seca, exceto no sul do Piauí e Maranhão e no oeste da Bahia. E mais chuva está prevista para a região Norte, especialmente a partir de outubro e novembro.

A primavera é a estação que antecede o verão e sucede o inverno. Sua beleza é caracterizada pelo desabrochar das flores, marcada pelas chuvas e pelo aquecimento da temperatura.

Compartilhe esta notícia: