Grupo de voluntários realiza trabalho importante no combate a incêndios em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Dois grandes focos já foram contidos graças ao auxílio da equipe de brigadistas.

O grupo de voluntários que compõe a brigada de incêndios de Taquaritinga (SP) tem realizado um importante trabalho desde a sua formação, há pouco mais de dois meses. A atividade, apoiada pela Prefeitura Municipal, conta Rodrigo de Abreu, biólogo e diretor da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, como responsável e mentor das tarefas desenvolvidas.

No último mês de Agosto, segundo Rodrigo, a equipe inicial, formada por cinco integrantes, passou por um curso de capacitação teórica e instrução prática, sobre os equipamentos utilizados nas operações. Tal encontro foi realizado no Horto Florestal e contou com a presença de membros do Corpo de Bombeiros.

O primeiro chamado atendido aconteceu em uma área rural próxima a estrada de Itagaçaba, onde três brigadistas estiveram presentes para o auxílio do Corpo de Bombeiros e de funcionários de uma usina da região. Infelizmente, os fragmentos florestais estavam muito danificados, não sendo possível controlar as chamas, que se espalhou rapidamente e queimou toda a vegetação do local.

Já na última terça-feira (10), em uma área seca de plantação frutífera localizada atrás da fábrica Via Néctare, quatro brigadistas participaram do combate ao incêndio e o fogo foi cessado graças a ação desenvolvida rapidamente.

Rodrigo ainda relata que no próximo sábado (15), haverá um novo curso prático para os interessados que não puderam comparecer na primeira data agendada. Em breve, também há uma possibilidade de ser ministrado um treinamento para noções básicas de primeiros socorros, tendo em vista o cuidado que a equipe responsável visa e acredita que seja necessário, caso um companheiro do grupo precise ser socorrido.

Por fim, o diretor conta que um cômodo no Horto Florestal foi reservado para armazenar todos os equipamentos para as ações e estão a disposição dos brigadistas. Há também, futuramente, a intenção de reformar o local, a fim de organizar melhor todas as ferramentas.

Compartilhe esta notícia: