Taquaritinga celebra Revolução Constitucionalista de 1932

Compartilhe esta notícia:

Mesmo com toda a bagunça e polêmica instalada na Praça Dr. Horácio Ramalho (antiga 9 de Julho) a prefeitura municipal de Taquaritinga realizou solenidade em homenagem a Revolução Constitucionalista de 1932. Às 9h em ponto, o mestre de cerimônia substituto e também vereador Marcos Bonilla iniciou a cerimônia, com a Banda Maestro Marin, comandada por Carlinhos Volante, executando o Hino Nacional Brasileiro.

Como tem sido praxe nesta gestão, a baixa participação popular e também de autoridades chamou a atenção, poucos secretários municipais, nenhum historiador e apenas dois vereadores, além do Tiro de Guerra (TG 02-041), instruído pelo subtenente Santos estiveram no jardim central de Taquaritinga, ao lado do Obelisco do Soldado Constitucionalista.

O capitão reformado do Exército Brasileiro Luiz Fernando de Almeida, proferiu algumas palavras em relação à data. Por sua vez, o secretário de Cultura e Turismo, Thiago Duarte, leu uma poesia sobre a data.

Taquaritinga enviou ao “front” cerca de 300 combatentes para defender a redemocratização e uma carta constitucional contra a ditadura de Getúlio Vargas. Três jovens taquaritinguenses morreram no campo de batalha, Clineu Braga de Magalhães, Dilermando Dias dos Santos, Octávio Santos Calheiros, que hoje são nomes de ruas da cidade.

Ao final, em poucos minutos, o prefeito Vanderlei José Mársico rendeu as homenagens devidas a Revolução Constitucionalista de 1932.

Pouco depois das 9h30, a solenidade foi encerrada com a execução do Hino a Taquaritinga pela Banda Maestro Marin.

Secretário de Cultura e Turismo – Thiago Duarte
Integrantes do Tiro de Guerra (TG-02-041) de Taquaritinga
Mestre de Cerimônia Marcos Bonilla
Capitão reformado do Exército Brasileiro Luiz Fernando de Almeida
Prefeito Vanderlei José Marsico

Fotos: Gabriel Bagliotti –  Vídeo: Alessandra Cason

Compartilhe esta notícia: