‘Passagem da fogueira’, uma tradição que não resistiu ao tempo

Compartilhe esta notícia:

Em Taquaritinga, evento promovido em distrito ganhou fama.

São João, comemorado anualmente em 24 de junho, é conhecido como o “Santo Festeiro”. Nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como festas juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos. Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros.

Em Taquaritinga, a “passagem da fogueira” ganhou fama no distrito de Jurupema, atingindo seu ápice no início da década do ano 2000, quando o evento começou a ser divulgado pela mídia regional, através das afiliadas das grandes redes de TV. Com o tempo, todavia, passar com os pés descalços sobre brasas vivas foi perdendo a tradição, principalmente entre os mais jovens.

Os mais antigos diziam que era preciso ter fé e conhecer especiais orações para São João (já que a “passagem” tem que ser feita do dia 23 para o dia 24, dia do santo) para não sapecar as plantas dos pés. Em Jurupema, pai e filho dividiram as glórias de andar sobre as brasas acesas sem se ferir durante alguns anos.

Um registro feito pelo jornalista Gabriel Bagliotti no ano de 2008 no distrito de Jurupema

Especialistas falam que o motivo das brasas vivas não queimar os pés seria exatamente este: por estarem acesas (bem vermelhas), já que somente as brasas acinzentadas provocam queimaduras mais graves.

No governo do ex-prefeito Paulo Delgado, se cogitou inclusive de construir uma mini-arena, nos moldes do Recinto Felipe Bianchi Neto (do Clube de Rodeio Os Pampas), no distrito de Jurupema, para abrigar a “passagem da fogueira”, mas a construção logo foi descartada porque as prioridades eram outras.

As explicações – Existem duas possíveis explicações para a origem do termo festa junina: pelo fato das comemorações ocorrerem durante o mês de junho e, segundo a outra teoria, seria uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.

São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.

São João é uma das principais figuras das festas juninas. O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos, como rapadura, amendoim, bolo de milho, cocada, curau, canjica, bolo de macaxeira/mandioca, paçoca e pé de moleque.

Existem outros pratos que variam de acordo com a região brasileira em que é celebrado o São João.

Compartilhe esta notícia: