Artigo: Denominação de escolas reconhece méritos reais

Compartilhe esta notícia:

*Welson Gasparini

Em artigo recente, comentei a incompreensão de parcela da opinião pública quanto ao trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais, com muitos considerando indicações, projetos autorizativos ou de nomeação de prédios/vias públicas como “oba oba” por não trazerem benefícios diretos à população. Discordei, evidentemente, dessa avaliação porque entendo  que,  quando se homenageia alguma pessoa por ter  prestado relevantes serviços para determinada comunidade esse reconhecimento público é uma forma, até mesmo, de se dar exemplos aos mais jovens e aos demais moradores daquela comunidade; quando alguém presta serviços ou tem atuação relevante numa comunidade ele se torna, assim,  um exemplo a ser seguido. Precisamos, mais do que nunca, de bons exemplos. Portanto, homenagear quem merece, a meu ver, é, sim, um ato de justiça a um procedimento meritório. Eu me senti, assim, gratificado ao receber, em Ribeirão Preto, recentemente, o secretário estadual da Educação, José Renato Nalini, para a denominação oficial de quatro escolas da cidade: EE Bairro Dom Bernardo José Miele (passou a denominar-se EE Professor Lauro Bigélli), EE Jardim Jóquei Clube (passou a denominar-se EE Professora Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira), EE Jardim Monte Carlo (EE Vereador José Velloni) e EE Jardim Progresso (EE Professora Julieta Fernanda Sousa Taranto).Essas denominações foram possíveis por meio de projetos de lei que apresentei na ALESP e  sancionados pelo governador Geraldo Alckmin a partir de indicações apresentadas na Câmara Municipal de Ribeirão Preto pelo vereador Mauricio Gasparini.

O evento de denominação dessas unidades contou, também,  com a participação do prefeito  Duarte Nogueira Júnior;  da dirigente Regional de Ensino de Ribeirão Preto, Profa. Simone Maria Locca e de diretores das quatro escolas denominadas: Andreia Ferreira Tavares – EE  Nair Guilhermina Pinheiro Nogueira; Antônio Sergio Pereira – EE  Professora Julieta Fernanda Sousa Taranto; Cassio Luiz de Oliveira – EE Vereador José Velloni, e Telma Elena dos Reis Valdevite – diretora da escola estadual Professor Lauro Bigelli,  ao lado de vice-diretores, supervisores de ensino e familiares dos homenageados.

Além de reverenciar a memória de personalidades do nível de Julieta Taranto (a benemérita presidente da Liga das Senhoras Católicas e responsável pela Creche Modelo da Vila Virginia), Nairzinha Nogueira (excepcional na atuação ao lado de seu marido, o saudoso prefeito Duarte Nogueira), José Velloni (incansável em seu trabalho pela comunidade ribeirão-pretana) e o professor Lauro Bigelli, também propus o nome do professor Divo Marino para a escola Portal do Alto, igualmente em Ribeirão Preto. Uma homenagem – a exemplo das demais – necessária e significativa: Divo foi meu secretário da Cultura, em meu terceiro mandato como prefeito da cidade e, nessa condição, idealizou duas das principais obras culturais de Ribeirão Preto: o MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto) e o Arquivo Público e Histórico de RP. Divo Marino, não canso de frisar, foi e sempre será uma das mais importantes referências culturais de Ribeirão Preto, além de ser meu eterno professor e amigo.

*deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto
Compartilhe esta notícia: