Polícia Militar abre concurso com 2.700 vagas

Compartilhe esta notícia:

Capitão Ricardo Costacurta Filho, aborta temas relacionados com a profissão para quem deseja ingressar na carreira

Estão abertas as inscrições para quem deseja iniciar a carreira como soldado da Polícia Militar no Estado de São Paulo. O edital do concurso foi divulgado no último sábado (10) pelo Diário Oficial do Estado, para os interessados que pretendem preencher alguma das 2.700 vagas disponíveis no cargo de Soldado de 2° Classe do Quadro de Praças de nível médio. A oportunidade se dirige para homens e mulheres, com idade entre 17 e 30 anos, que concluíram o ensino médio escolar e possuem carteira nacional de habilitação (CNH) entre as categorias “B” e “E”. Também é necessário que os candidatos do sexo masculino possuam estatura mínima de 1,60 cm e as candidatas do sexo feminino, 1,55 cm.

Em entrevista, o atual capitão da Polícia Militar em Taquaritinga, Ricardo Costacurta Filho, falou sobre a respectiva profissão no cenário atual do nosso país. Questionado sobre a expectativa em atuar neste ofício, ele declarou que, “o candidato precisa, antes de tudo, saber que a Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, que presta um serviço de excelência, tendo a missão de proteger a sociedade, fazendo-as cumprir as leis vigentes, combatendo o crime e também a ordem pública”. Em complemento, ele ressalta que a profissão é muito dignificante, onde não é possível enriquecer, mas o plano de carreira possibilita a ascensão e inúmeras modalidades de trabalho.

A respeito das dificuldades enfrentadas pelos agentes na crise de segurança pública que a população presencia em todo o país, o comandante disse que os soldados são treinados e capacitados para enfrentarem as situações pertinentes á profissão, sendo que a Polícia Militar do Estado de São Paulo é considerada uma das melhores do mundo. Exemplo disso é o alto número de atendimento e também de ações positivas diárias.

Em referência a possíveis vagas disponíveis para Taquaritinga (SP), Costacurta esclarece que as vagas são escolhidas ao término do curso de formação, de acordo com a classificação das notas dos policiais militares já formados. Quanto as chamadas “vagas de lotação”, estas são definidas após um estudo do Grande Comando da Polícia Militar, e são divulgadas apenas ao término do curso, podendo ocorrer a abertura aqui para o município, como já aconteceu em outros editais.

A remuneração inicial prevista para o cargo de soldado da PM é de R$3.049,41.Os interessados podem efetuar as inscrições no site da Vunesp (www.vunesp.com.br) a partir das 10 horas do dia 22 deste mês até o as 23 horas e 59 minutos do dia 19 de abril do ano corrente. É necessário recolher uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Ao efetivar a inscrição, o candidato deve escolher entre as cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo ou Sorocaba para a realização do exame, que será feita dia 03 de junho de 2.018.

*Com informações Alessandra Cason, Jornal da Manhã, Rádio Mix
Compartilhe esta notícia: