Começou o Campeonato Paulista 2018

Compartilhe esta notícia:

O jornal O Defensor preparou um especial com as equipes que disputam o estadual mais difícil do país.

Devido a Copa do Mundo da Rússia, que será realizada nos meses de junho e julho, o já apertado calendário do futebol brasileiro estará ainda mais espremido. Com isso, as equipes paulistas iniciaram a disputa de mais um Campeonato Paulista 2018, nesta quarta-feira, 17 de janeiro.

As equipes estão divididas em quatro grupos, com quatro equipes cada. Elas se enfrentam em um turno único, não havendo somente confrontos com os clubes da mesma chave. Os dois primeiros colocados passam de fase. Os dois piores do geral serão rebaixados para a Série A2. Os grupos foram formados através de sorteio e ficaram da seguinte maneira.

Grupo A: Corinthians, Linense, Ituano e Bragantino.
Grupo B: São Paulo, Ponte Preta, Santo André e São Caetano.
Grupo C: Palmeiras, Novorizontino, São Bento e Ferroviária.
Grupo D: Santos, Botafogo, Mirassol e Red Bull.

Como chegam os favoritos

Palmeiras: um dos clubes mais ricos hoje do futebol brasileiro começa o Paulistão sob a batuta do jovem e promissor Roger Machado. Em relação ao ano passado, o clube fez menos investimentos, no entanto, pontuais. Chegaram ao Palmeiras: Weverton, goleiro que estava no Atlético-PR, Marcos Rocha, lateral que veio Atlético Mineiro, Emerson Santos, zagueiro que pertencia ao Botafogo, Diogo Barbosa, lateral esquerdo que estava no Cruzeiro e Lucas Lima, meio campista que estava no Santos. Voltaram de empréstimo: Allione, Víctor Luis e Artur.

São Paulo: A equipe comandada por Dorival Júnior é uma das candidatas ao título, pelo simples fato de não disputar a Copa Libertadores da América. O clube, que em anos anteriores sofreu com problemas causados pela sua diretoria, perdeu peças importantes. Hernanes retornou a China. Pratto foi vendido ao River Plate.
Mas, se engana quem acredita que o clube ficou enfraquecido. A dupla Raí e Ricardo Rocha, que foram contratados este ano, trouxeram o goleiro Jean, que foi sensação do Bahia, o meio campista Diego Souza, que pode ir à Copa do Mundo e o bom zagueiro Anderson Martins. Voltaram de empréstimo: Reinaldo e Hudson.

Corinthians: O atual campeão Paulista e Brasileiro é, certamente, uma das forças da competição. O técnico Fabio Carille permanece no cargo e o sistema tático montado pelo treinador é uma das virtudes da equipe, que vai buscar novamente o título. O clube perdeu o zagueiro Pablo, o lateral esquerdo Guilherme Arana e o atacante Jô. Em contrapartida, foram contratados Renê Junior e Juninho Capixaba, que vieram do Bahia, além do atacante Junior Dutra, que foi destaque do Avaí. O zagueiro Yago e o atacante Lucca retornaram de empréstimos.

Santos: A equipe tem um novo treinador, Jair Ventura, que fez um excelente trabalho na equipe do Botafogo. A intenção da diretoria é que o sucesso no clube carioca seja repetido na Baixada Santista. O maior problema do Peixe é financeiro. O novo presidente, José Carlos Peres, garante que a camisa já torna a equipe favorita para as conquistas.

O elenco está enfraquecido com as saídas de Zeca, Lucas Lima e Ricardo Oliveira. A diretoria trouxe apenas dois reforços: Romário, lateral esquerdo que estava no Ceará e o atacante Eduardo Sasha, que chega por empréstimo do Internacional. O que podemos esperar do Santos no Paulistão é a garra e dedicação, que foram marcas do time do Botafogo no ano passado, comandado por Jair.

Equipes do interior

Botafogo Ribeirão Preto: conta com o técnico Léo Condé. Tem alguns jogadores interessantes, como Jheyme, Diones e Lelê. No entanto, trouxe 17 jogadores até o momento. O entrosamento pode fazer falta para um campeonato tão curto.

Bragantino: comandado pelo experiente Marcelo Veiga. Podemos esperar um time defensivo. O time conta com o volante Willian Shuster , o meia Vitinho e o lateral Gerley. Vai depender muito do trabalho do técnico.

Ferroviária: comandado pelo técnico Paulo César, a equipe Afeana não tem nenhum jogador de renome e conta com a força do nome para se manter na elite. No ano passado, a equipe quase foi rebaixada para a Série A-2, e neste ano, precisará jogar muita bola para permanecer.

Ituano: com uma equipe forte nas categorias de base, o Ituano sonha com algo melhor em 2018. A equipe do interior foi a última fora da capital a ser campeã do Paulistão, em 2014. O time é comandado pelo jovem Vinícius Bergantim. A aposta está no goleiro Vagner, no zagueiro Rodrigo Sam e base, que vem dando bons frutos.

Linense: comandada por Moacir Junior, técnico que a comandou também no Paulistão de 2017, o Elefante da Noroeste conta com o veterano Wilson, que foi campeão Brasileiro com o Corinthians em 2005 e que estava no futebol japonês. O lateral esquerdo Fernandinho é outro reforço do clube.

Mirassol: comandado por Moisés Erget desde 2016, o treinador tem como meta classificar a equipe para a próxima fase do Paulistão. A grande promessa está no lateral direito Bruno que chega do Bragantino.

Novorizontino: sempre com times fortes, o Novorizontino pretende novamente passar de fase. O clube é comandado por Doriva, que foi campeão Paulista pelo Ituano. O grande nome para este ano é o atacante Magno Alves. O experiente zagueiro Fábio Ferreira, que já passou por Corinthians e Botafogo, também faz parte do elenco.

Ponte Preta: rebaixada para a segunda divisão do Brasileirão, a Ponte Preta é comandada por Eduardo Batista. O clube viverá um ano de reconstrução. O Paulistão deve ser um laboratório para o clube tentar retornar a elite do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Luan é o destaque, mas o jogador, com sondagens da Europa, pode nem jogar o Paulistão.

Red Bull: equipe será comandada por Ricardo Catalá, que era auxiliar técnico de Marcelo Barbieri e Alberto Valentim. A missão de Ricardo é aproveitar os jovens atletas, já que o clube faz essa aposta na molecada. A atração é Claudinho, que chega por empréstimo da Ponte Preta.

São Bento: a equipe de Sorocaba é uma das sensações do interior. O clube jogará neste a Série B do Brasileiro, por isso, deve ter um time forte desde o início do Paulista. Comandado por Paulo Roberto Santos, o técnico conta em seu elenco com uma boa parte do grupo que conquistou o acesso. Rodrigo Viana, Marcelo Cordeiro, Fabio Bahia e Anderson Carvalho seguem sendo a espinha dorsal do time.

ABC Paulista

Santo André: comandado por Sérgio Soares, a equipe andreense  conta como destaques com o meia Joaozinho ex-Linense e com volante Tinga, que atuou pelo Palmeiras e o atacante Lincoln.

São Caetano: comandado pelo “Rei do Acesso”, Luis Carlos Martins, o Azulão está de volta a elite do Paulistão. O time conta com o volante Esley como um dos seus destaques para o campeonato. Além dele, a equipe do ABC paulista conta com o experiente goleiro Helton Leite, que estava no Botafogo, o lateral esquerdo Chiquinho ex- Santos.

Compartilhe esta notícia: