OMS inclui todo o estado de SP como área de risco da febre amarela

Compartilhe esta notícia:

Orientação se dá a partir do crescimento dos níveis de atividade do vírus da doença em todo estado desde o final de 2017.

Nesta terça-feira, 16 de janeiro, a OMS – Organização Mundial da Saúde – informou a inclusão de todo o Estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela. A alteração significa que todas as pessoas que pretendem viajar para o estado, incluindo a capital, devem se vacinar com um prazo de dez dias de antecedência.

Antes, a OMS já recomendava que a vacina fosse tomada apenas para quem desejasse ir as áreas de risco do estado de São Paulo determinadas pelo Ministério da Saúde. Áreas essas que não incluíam a capital paulista e uma grande parte do interior.

Segundo a entidade publicada em seu comunicado “Considerando o nível elevado da atividade do vírus da febre amarela observado em todo o Estado de São Paulo, a OMS determinou que, além de áreas listadas em avaliações anteriores, o Estado de São Paulo inteiro deve ser também considerado como risco de transmissão de febre amarela. Consequentemente, a vacinação contra a febre amarela é recomendada para viajantes internacionais visitando qualquer área no estado de São Paulo”.

Para a OMS, a avaliação das áreas de risco é um processo permanente e a decisão foi tomada a partir do crescimento do nível de atividade do vírus da doença no estado de São Paulo desde o final de 2017.

Compartilhe esta notícia: