Programa Vizinhança Solidária é implementado com sucesso em Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

O comandante da Segunda Companhia de Polícia Militar (PM) de Taquaritinga, capitão PM Ricardo Costacurta Filho, informou esta semana que foi implementado com sucesso e está sendo desempenhado com extrema eficácia o Programa de Vizinhança Solidária (PVS) no Bairro Osmar Girotto.

O PVS consiste num conjunto de medidas destinadas a estimular os integrantes de determinada comunidade à mudança de comportamento diante de fatos ou condutas que possam afetar a ordem pública da localidade onde vivem, trabalham ou estudam, conscientizando-os de sua importância e responsabilidade de nos assuntos relacionados à segurança pessoal e coletiva e mobilizando-os a realizar ações de prevenção da segurança pública.

Resumidamente, a comunidade de um determinado bairro (distrito, grupo de pessoas, etc) se une e nomeia um tutor, tido como líder na vizinhança solidária, e este será instruído pela Polícia Militar sobre como orientar aquela comunidade no sentido da prevenção de crimes naquela área. Para tanto existe um grupo no Whats App, no qual todos os tutores são inclusos e têm contato direto com a Polícia Militar, cada tutor também tem seu próprio grupo (com os membros de sua comunidade), onde repassa as orientações que recebe.

Neste programa todos têm suas responsabilidades com a segurança pública, o que contribui sobremaneira com a prevenção do crime na localidade em que é implementado, afinal os olhos de toda a comunidade se tornam os olhos da polícia, e também com o tratamento posterior, caso ocorra algum delito naquela área.

Enfim, trata-se de uma parceria entre a Polícia Militar (PM) e a comunidade, possibilitando com que os problemas daquela determinada área sejam identificados e sanados.

 

 

 

Compartilhe esta notícia: