Governador Geraldo Alckmin entrega oficialmente AME Mais de Taquaritinga

Compartilhe esta notícia:

Ambulatório é referência para dez municípios da região de Araraquara

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), através da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, inaugurou na terça-feira (dia 14), o novo “AME Mais” (Ambulatório Médico de Especialidades) de Taquaritinga. A unidade será referência no atendimento ambulatorial em 31 especialidades médicas e não médicas para dez municípios da região de Araraquara.

Para implantação deste serviço, foram investidos R$ 11 milhões para compra de equipamentos e mobiliários. A unidade é gerenciada pela Irmandade Santa Casa de Franca e, como todo serviço de saúde, será implantada gradativamente. Quando estiver plenamente ativa, a produção estimada é de 8,7 mil consultas médicas, 985 consultas não médicas, 6,8 mil exames diagnósticos e cerca de 370 procedimentos cirúrgicos de maior e menor complexidade. O custeio será de R$ 1,5 milhão por mês, com recursos do tesouro estadual.

O novo serviço vai proporcionar à população da região atendimento médico  Ambulatorial especializado, voltado para a investigação diagnóstica, orientação terapêutica e resolutividade cirúrgica para casos de pequena e média complexidade.

A unidade possui área física de 2.686,92 m2 e 20 consultórios, 19 salas para exames, duas salas para curativos, espaços específicos para medicação, enfermagem, repouso/observação, coletas e laudos, além de uma sala de centro cirúrgico com modernos equipamentos médico-hospitalares e capacidade de realizar procedimentos como cirurgias de catarata, biópsia, colonoscopia e outros.

O AME Mais de Taquaritinga contará com 23 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, ginecologia,  oftalmologia, otorrino, pneumologia, pneumologia, urologia, entre outras, além de especialidades não médicas, como nutrição, psicologia e fisioterapia  . Também oferecerá exames diagnósticos e terapêuticas, como raio-x, mamografia, ecocardiograma e colposcopia, para citar alguns exemplos.

“Com esse AME Mais, ampliamos o acesso da população a cuidados especializados, num serviço altamente resolutivo, capaz de ofertar diagnóstico e o início do tratamento no mesmo local, por sua capacidade de fazer pequenas cirurgias ambulatoriais”, destaca o secretário de estado da Saúde de São Paulo. David Uip.

O novo AME atenderá uma população de referência de aproximadamente 300 mil pessoas da região central do Estado, distribuídas entre dez cidades: Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Ibitinga, Itápolis, Matão, Nova Europa, Santa Ernestina, Tabatinga e Taquaritinga. A unidade receberá os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

O agendamento das consultas é feito pelos próprios postos de saúde municipais, mediante sistema informatizado da Secretaria. A região já conta com o AME de Américo Brasiliense, em funcionamento, e estão em fase de finalização as obras do AME São Carlos.

O AME Taquaritinga fica localizado na Avenida João de Jorge; número 221, Vila Rosa, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A organização social responsável pelo gerenciamento é a Santa Casa de Franca.

O QUE SÃO – Os AMEs são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. O novo modelo começou a ser implantado em 2014 no Estado de São Paulo. Atualmente o Estado conta com 57 AMEs, incluindo lo nodo de Taquaritinga.

A instalação dos AMES é definida após avaliação técnica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados.

O objetivo da unidade é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma  intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.

ESPECIALIDADES Médicas (23) –  Acupuntura, Alergologia, Anestesia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Endroconologia Infantil, Ginecologia, Gastroenterologia, Matologia, Nefrologia, Neurologia, Neurologoa Infantil. Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Prctologia, Reumatologia e Urologia, Cirurgia Vascular e Pneumologia Infantil.

Especialidades não médicas (8) – Serviço Social, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia e Fonoaudiologia.

Fotos e Vídeos:  Gabriel e Mario Bagliotti

 

A Banda Municipal Maestro Marin, sob a regência do maestro Carlinhos Volante, se apresentando para o governador
A Banda Municipal Maestro Marin
O secretário estadual da Saúde, Dr. David Uip, discursando na inauguração oficial do AME Mais Taquaritinga
O secretário estadual da Saúde, Dr. David Uip, discursando na inauguração oficial do AME Mais Taquaritinga
Deputado estadual Vaz de Lima, um dos grandes responsáveis pela implantação do AME em Taquaritinga
Deputado estadual Vaz de Lima, relembrou todo o trabalho junto ao ex-deputado federal Dimas Ramalho e o ex-prefeito Paulo Delgado para a instalação de uma unidade na Cidade
Vanderlei Mársico, prefeito de Taquaritinga
Vanderlei Mársico, prefeito de Taquaritinga agradecendo a implantação do Ambulatório pelo governador em Taquaritinga
O governador Geraldo Alckmin (PSDB)
Descerrando a placa inaugural do AME Mais Taquaritinga
Descerramento da placa inaugural do AME Mais Taquaritinga
Sidnei Sudano, Zezé Davoglio e Waldemar Peria, membros da diretoria da Santa Casa, junto do governador Alckmin

Vaz de Lima, Geraldo Alckmin, Dimas Ramalho e David Uip tomando um café na Padaria Central

Um dos comerciantes mais tradicionais de Taquaritinga, o senhor Geraldo Pompeu, e sua esposa Vera, trocando um dedo de prosa com Alckmin e Ramalho
Após um rápido café, Alckmin visitou a Igreja Matriz de São Sebastião
Padre João Francisco, em descontraída conversa com o governador do Estado de São Paulo

 

 

Compartilhe esta notícia: