Galeria de ex-dirigentes da Diretoria de Ensino é inaugurada

Compartilhe esta notícia:

Anfiteatro estava lotado de educadores e familiares dos homenageados

Autoridades e pessoas da população participaram da inauguração da galeria de ex-dirigentes da Diretoria Regional de Ensino “Professora Marilda Arleti Bertaco Peria”, na manhã da última sexta-feira (27). O anfiteatro estava lotado de educadores e familiares dos homenageados. A solenidade foi conduzida pelo atual dirigente, professor Paulo César Cedran, que assumiu o cargo em maio.

Antes do descerramento das fotos e placas, Cedran citou os educadores que o antecederam. O primeiro foi o professor Alindo Malachias, que muito trabalhou pela instalação da Delegacia de Ensino, permanecendo à frente do órgão entre 1975 e 1976. Ele foi sucedido pelos professores Henrique Scabello (1976-1979), Geraldo Roque Doro (1979-1983), José Francisco de Assis Stocco (1983-1990), Marilda Arleti Bertaco Peria (1990-1995), Neide Ramos Salvagni (1995-2012) e Leda Maria Zanardi Miguel (2012-2017).

Malachias, Scabello, Stocco e Marilda Peria, já falecidos, foram representados por familiares na inauguração da galeria, que fica no Anexo 1 do prédio que leva o nome da professora Beatriz Athayde de Oliveira Buscardi, inaugurado no começo dos anos 1990, na gestão do governador Luiz Antônio Fleury Filho, para abrigar o Cefam  (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério). Foi descerrada uma placa e uma foto de Dona Beatriz, que foi esposa do saudoso empresário Manoel Dante Buscardi. Estavam presentes a filha da homenageada, Mércia Buscardi Costantini, a nora Helena Livon Byscardi, a neta Katiana Buscardi e o marido, Marco Antônio Casemiro.

Também foram inauguradas  as fotos do governador Geraldo Alckmin (pela secretária de Gestão, Patrícia Mársico Gibertoni) e do secretário de Educação, José Renato Nalini (pelo presidente da Câmara, Rodrigo de Pietro).

Por fim, houve o descerramento da placa e uma foto da saudosa professora Marilda Peria, que nomeia a Diretoria de Ensino. Estavam presentes o viúvo, Armando Periua, e as filhas Thathyanny Fabrícia Bertaco Peria e Franccyny Peria Silvestre. O vpadre João Francisco da Silva, vigário da Paróquia São Sebastião, deu a bênção das instalações.

A diretoria Regional de Ensino é responsável pela gestão das escolas em oito cidades.

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia: