1ª Feira do Livro terá abertura oficial na terça-feira (17) com doação de Bíblia em braile

Compartilhe esta notícia:

A 1ª edição da Feira do Livro da Cidade de Taquaritinga (Felicitá) terá sua abertura oficial nesta terça-feira (17), a partir das 19h30, na Câmara Municipal.

Na oportunidade, a Sociedade Bíblica do Brasil fará a doação ao Município de um exemplar da Bíblia Sagrada em braile, sistema de leitura para cegos, criado em 1824. Confeccionada em 39 volumes, o exemplar será uma das atrações do evento e depois ficará à disposição na Biblioteca Municipal “José Paulo Paes”.

A Felicitá, uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Prefeitura de Taquaritinga, será realizada de quarta-feira (18) a sábado (21), na Praça “Dr. Waldemar D’Ambrósio”.

A organização do evento cultural aproveitará a barraca da festa/quermesse de Nossa Senhora Aparecida, que terminou neste fim de semana, para acomodar os estandes de editoras e livrarias que farão exposições e venda de obras. Também utilizará tendas alugadas pela Prefeitura, onde serão realizadas as atividades da feira.

Veja abaixo a programação completa do evento:

Quarta-feira (18)

9h – Abertura da Feira.

Apresentação musical de Piano da ETAM Santa Cecília.

10h – Espetáculo Teatral: OS SALTIMBANCOS (de Chico Buarque de Holanda), Cia de Teatro Interartes, de Taquaritinga-SP. Direção: Letícia Ribeiro.

11h – Abertura da Exposição “Metamorfose” Criação Daniel Mione, Curadoria: Chico Gabozzo.

12h – Abertura da Exposição Apae: “Olhar especial através das lentes”. Idealizadores: André Abuchaim Barbosa e Daniel Amatuzzi.

13h – Apresentação de Danças da ETAM Santa Cecília.

14h – Oficina de Cartoon com Julinho Sertão. Atividade lúdica com as crianças.

15h – Espetáculo Teatral: OS SALTIMBANCOS (de Chico Buarque de Holanda), Cia de Teatro Interartes. Direção: Letícia Ribeiro.

16h – Apresentação dos alunos da ETAM Santa Cecília: Recital de Piano.

17h50 – Entrega de mudas de árvores pela Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente. Sob a coordenação do Diretor de Meio Ambiente, Rodrigo Abreu.

18h – Quero escrever um livro, E agora? Mesa redonda com Julinho Sertão. Julinho Sertão: artista plástico, cartunista, chargista, caricaturista, roteirista e animador. Suas ilustrações já fizeram parte de campanhas e exposições em mais de 11 países com temas diversos.

Autor dos livros, Cada uma que acontece, Tiras até de baixo d’água, Tiras na Batalha, Celulares humor, catálogos e livros, O Crime do Teychugo Preto (Jam Sension) e Agora Ziraldo (participação especial) etc. Criador dos personagens, Zé Minhoca e sua turma/ Turma do Dody/ Famílias abandonadas e outros. Atualmente publica em jornais revistas, desenvolve roteiros e ilustrações para estúdios, Ziraldo, Teran iran, Matiz Publicidade, Dirhector Comunicação etc, ministra palestras e oficinas para profissionais da área pedagógica e crianças.

19h – Oficina de Responsabilidade Social: incentivo ao trabalho voluntário. Equipe dos Voluntários da Alegria. Sob coordenação da professora Dra. Angélica Gomes.

20h – Homenagem da Cia de Teatro de Taquaritinga ao Poeta

Taquaritinguense “José Paulo Paes”. Declamação de Poemas e Poesias.

21h – Apresentação musical das cantoras Thábata Alves e Ligia Morena.

Quinta-feira (19)

9h – Abertura dos estandes.

Apresentação musical de violino da ETAM Santa Cecília.

10h – Espetáculo Teatral: O Mágico de OZ. (Direção: Casturina Lima. Grupo Oficial de Teatro da Adesca – Oficinas Culturais).

11h – Apresentação de Danças da ETAM Santa Cecília.

14h – Tarde de Música com os alunos e professores do PROJETO GURI – Polo Taquaritinga.

15h – Espetáculo Teatral: O Mágico de OZ. (Direção: Casturina Lima Grupo Oficial de Teatro da Adesca – Oficinas Culturais).

18h30 – União das Rodas de Dança Circular.

Dança Circular Meditativa: Dança em roda, de mãos dadas, homens, mulheres, crianças, jovens, avôs e avós, de mãos dadas, percebendo suas emoções e SENTINDO sua força, sem preocupação com erros ou comparações. COMPARTILHAMENTO E ALEGRIA.

20h – Espaço Palestra: Dr. Dimas Ramalho, nascido em Taquaritinga no dia 13 de agosto de 1954, é procurador de justiça e foi Deputado federal pelo Estado de São Paulo. É Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, desde 2012 e presidiu a referida Instituição em 2016.

Tema: A Literatura em Minha Linha do Tempo.

21h – Apresentação do grupo Seresteiros da Viola da ETAM Santa Cecília.

Sexta-feira (20)

9h – Abertura dos estandes.

Apresentação musical de Saxofone da ETAM Santa Cecília.

10h – Espetáculo Teatral: OS SALTIMBANCOS (de Chico Buarque de Holanda), Cia de Teatro Interartes, de Taquaritinga-SP. Direção: Letícia Ribeiro.

11h – Apresentação de Dança e Música do grupo da Melhor (3ª) Idade de Taquaritinga.

13h – Oficina de Dicas e Orientações para o Desenvolvimento de Redação do ENEM. Com os Professores Taquaritinguenses:

Ana Maria Zacharias, estudante no quarto ano de bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP; Iago David Mateus, bacharelado e licenciatura plena em Letras (português-francês) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2017);

Isabela Cristina do Nascimento, com licenciatura plena em português-espanhol pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP e bacharelado em andamento na mesma Instituição; Raissa Adorno de Oliveira, graduanda em letras português/espanhol pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.

14h – Apresentação das Alunas do Grupo Dona Dança, ETAM Santa Cecília. Coreógrafa: Denise Locilento.

15h – Espetáculo Teatral: OS SALTIMBANCOS (de Chico Buarque de Holanda), Cia de Teatro Interartes, de Taquaritinga-SP. Direção: Letícia Ribeiro.

16h – Oficina de poesia com a Dra. Angélica Gomes, Psicóloga e Poetiza.

20h – Espaço Palestra: Dr. Carlos Eduardo Miguel Sobral, Presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF). Nascido em Taquaritinga, no dia 20 de abril de 1977. Formou-se em direito pela Unaerp. Passou no concurso para delegado e seguiu para Rondônia, onde atuou em crimes eleitorais e indígenas. Hoje mora em Brasília, onde comanda a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e tem a missão de dar mais autonomia à PF.

Tema: A literatura e os meus caminhos na Polícia Federal.

21h – Apresentação da Orquestra Jovem de Taquaritinga, sob a regência do Maestro Danilo Gomez

Sábado (21)

9h – Abertura dos estandes.

9h15 – Oficina de História em Quadrinhos, com Eder Santos, Kadi Silva e Chico Gabozzo.

Eder Santos: Graduado em Design e Pós-graduado em Direção de Arte, quadrinista, cartunista, artista plástico e graffiteiro. Começou nas Artes Gráficas participando de “Oficinas” e “Workshops” de desenhos e artes visuais. Estudou Desenho, Anatomia, Perspectiva e Pintura Digital na Quanta Academia de Artes em São Paulo-Brasil. Participou de vários Salões de Humor (Piracicaba/SP; Piauí/BR; Volta Redonda/RJ; etc.) e mostras de Artes Plásticas e exposições de Histórias em Quadrinhos pelo Brasil e na Europa.

Kadi Silva: ilustrador, graffiteiro, artista plástico e design. Atuou em várias áreas das artes visuais, tais como ilustrações para livros, sites, decoração etc. Já graffitou por várias cidades do estado de São Paulo e teve participação no festival internacional de hip hop na cidade de Rosário (Argentina). Como artista plástico realizou várias exposições coletivas e tem participação em salões de artes plásticas por todo o Brasil. Atualmente ministra oficinas de processos artísticos e confecciona murais para decoração de interiores e exteriores e tem um projeto pessoal de Land Art.

Chico Gabozzo: Artista Plástico, ilustrador, graffiteiro e cenógrafo.

Estudou Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus Araraquara. Atualmente é professor de Artes em várias escolas de Taquaritinga e região.

9h às 12h e das 13h às 18h – Oficina lúdica para crianças com a artista plástica Yara Art’s.

10h – Atividade lúdica de reciclagem, com o Grupo Coração de Gaya.

10h15 – Oficina de Dicas e Orientações para o Desenvolvimento de Redação do ENEM.

Com os Professores Taquaritinguenses:

Ana Maria Zacharias, estudante no quarto ano de bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP;

Iago David Mateus, bacharelado e licenciatura plena em Letras (português-francês) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2017);

Isabela Cristina do Nascimento, com licenciatura plena em português-espanhol pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP e bacharelado em andamento na mesma Instituição;

Raissa Adorno de Oliveira, graduanda em letras português/espanhol pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP.

11h – Espetáculo Teatral: O Mágico de OZ. (Direção: Casturina Lima, Grupo Oficial de Teatro da Adesca – Oficinas Culturais).

14h – Apresentação das Alunas do Grupo Dona Dança, Etam Santa Cecília. Coreógrafa: Denise Locilento

14h30 – Contação de Histórias: Monteiro Lobato (Grupo Oficial de Teatro da Associação de Desenvolvimento Social Cultural e Artístico – Adesca – Oficinas Culturais, sob coordenação da diretora teatral Casturina Lima).

15h – Apresentação de dança da Cia Dalma (ACADES).

Coordenado pelo coreógrafo Jhonatas Fidelis.

16h – Escrevi um livro: Profissão Escritora.

Bate papo com a escritora taquaritinguense Camila S. Aguirre, autora do livro “Os Cinco Demônios”.

17h – Mesa Redonda: A relação do Artista com o mercado comercial e autoral de Quadrinhos, com Éder Santos, Kadi Silva e Chico Gabozzo.

18h – Meditação do Rancho de Luz com Mantras e Músicas de Rezo.

Coordenação: Wilson Malfará.

20h – Espaço Palestra: Augusto Nunes, nascido em Taquaritinga no dia 25 de setembro de 1949, é colunista da revista VEJA, apresentador do Programa Roda Viva da TV Cultura, apresentador do programa O Livre da Band MT e colunista da Jovem Pan.

Tema: Minha razão de ler.

21h – Apresentação Musical de Artistas Locais e encerramento.

 

 

 

Compartilhe esta notícia: