Sesi tem festival de música erudita neste final de semana

Compartilhe esta notícia:

O SESI Araraquara está entre as diversas unidades que sediarão a III Mostra SESI-SP de Música Erudita, com apresentações envolventes que encantam e emocionam. Os espetáculos são gratuitos e acontecem de 25, 26 a 27 de agosto, sexta e sábado, às 20h, e domingo às 11h.

Os ingressos estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI na página www.sesisp.org.br/meu-sesi. Alguns exemplares também serão distribuídos na bilheteria do teatro no dia de cada apresentação.

Essa é mais uma proposta do SESI-SP de promover o acesso da sociedade às diferentes expressões artísticas, difundir o conhecimento e formar público para essa vertente musical ainda distante da maioria da população. Em todo o estado, a mostra contará com 48 apresentações de 18 grupos referência na área.

Dividido em quatro séries temáticas, A Música pelo Mundo, Compositores Nacionais, Crossover e História da Música, o evento conta ainda com um bate-papo entre o público e os grupos. Neste diálogo, os artistas revelarão as singularidades do gênero, processos de composição e os contextos e curiosidades das obras, período histórico e instrumentação. Uma oportunidade única de aproximar o público do trabalho artístico.

Confira a programação:

Dia 25, às 20h, Balkan Neo Ensemble

Este trabalho, resultado da congregação de músicos da mais alta qualificação técnica e artística, tem por objetivo principal tornar conhecida do grande público a tradição musical de países distantes geograficamente, mas muito próximos do ponto de vista da cultura, dos sentimentos e da emoção. Trata-se do registro e divulgação da música criada e tradicionalmente cultivada como um dos traços mais marcantes da vida de povos das regiões do Mar Egeu, do Mar Negro, da Grécia, da Turquia, da Bulgária e da Armênia. É impressionante como se pode constatar em muitos momentos da sua execução, a semelhança com a tradicional música que se produziu no Brasil durante os seus primeiros séculos de existência, especialmente no que diz respeito às construções rítmicas e melódicas. O conhecimento desse tipo de fenômeno musical, interessa primordialmente a estudantes de música, pesquisadores, apreciadores interessados na descoberta das nossas raízes culturais e também ao grande público para o qual a oferta de bons produtos artísticos se torna cada vez mais escassa.

 

Dia 26, às 20h, Luis Montanha e Ricardo Bologna

Espetáculo que traz ao público uma sonoridade de rara beleza, poucas vezes apresentada em nossos palcos, interpretada por dois grandes nomes da música de concerto no Brasil: o clarinetista Luis Afonso Montanha e o percussionista Ricardo Bologna.

O programa, desenhado para encantar, intrigar e envolver o público, mostra como compositores brasileiros, de diferentes épocas e estilos musicais, trabalharam a beleza das sonoridades do clarinete e da percussão, num diálogo enriquecido pela diversidade de ritmos e dinâmicas de obras de compositores consagrados como Villa-Lobos, Marlos Nobre e Pixinguinha, e pelas novas e ousadas sonoridades propostas por nomes estabelecidos como Marcos Branda Lacerda, Eduardo Seincmann e Luiz Carlos Csekö.

 

Dia 27, às 11h, Quinteto Zephyros

Neste programa, o Quinteto Zephyros contrasta o universo influenciado pelos ritmos populares – com as cores e nuances do jazz e da música caribenha, da obra Aires Tropicales do compositor cubano, Paquito D’Rivera, e das citações de temas folclóricos e busca de uma brasilidade evocadas pelos Quintetos de Osvaldo Lacerda e Breno Blauth – com a linguagem musical mais universal da peça Ma mère l’Oye do francês Maurice Ravel, apresentando um recorte vibrante.

 

III Mostra SESI-SP de Música Erudita

Em sua terceira edição, a Mostra SESI-SP de Música Erudita segue com o propósito de apresentar grandes instrumentistas, interpretando os mais diversos compositores de períodos diversos, assim como formações diferenciadas e inusitadas, nesse novo conceito Erudito, no qual as linhas tênues de períodos e linguagens são entrelaçadas com graça e requinte.

Os espetáculos acontecem em 16 cidades, na ocasião os artistas dialogam com o público em diversos momentos sobre o processo de composição, repertório, estilo, período histórico, instrumentação e outros assuntos ligados ao trabalho dos artistas, repertórios e compositores. Cada cidade receberá três séries temáticas: Compositores Nacionais, História da Música, A Música pelo Mundo e Crossover.

A programação diversificada mescla várias vertentes eruditas, do tradicional às diferentes formações instrumentais da música de concerto.

 

Serviço:
Local: Teatro SESI Araraquara (Av. Octaviano de Arruda Campos, 686. Jardim Floridiana.
Datas e horários: 25, 26 e 27 de agosto, sexta e sábado, às 20h e domingo às 11h
Mais informações: 16 3305-2500
Entrada Gratuita
 

 

Compartilhe esta notícia: