Caso de pedofilia na região

Compartilhe esta notícia:

“Levanta mais a blusa e abaixa mais o short” exigia pedófilo

Reprodução: A Cidade On

Proporcionalmente à expansão da internet, crescem também em número e em diversidade os crimes virtuais. Um dos mais frequentes está relacionado ao abuso, exploração sexual e à pedofilia. Só neste ano, na  região, pelo menos 4 pessoas foram presas pela Polícia Federal acusadas de promover a pedofilia na web. Segundo informações da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de São Carlos, este número não representa a totalidade dos casos, já que ainda é difícil localizar os criminosos que se escondem através do anonimato nas redes sociais.

Engana-se quem acredita que este problema esteja distante. O são-carlense Fábio F., passou por maus momentos quando resolveu acessar o facebook da sua filha de apenas 10 anos de idade. Em meio às conversas que a menina mantinha no facebook, uma desconhecida chamou a atenção, “era uma garota que se passava por uma adolescente e se dizia especializada em treinar meninas para carreira de modelo e atriz”, conta Fábio.
Durante as conversas era pedido para que a menina enviasse fotos de roupas curtas, mostrando a barriga, abaixando um pouco a bermuda, tudo com o intuito de que as imagens seriam utilizadas para introduzi-la na carreira de modelo.

Segundo Dra. Denise Gobbi Szakal, delegada da DDM, “este é o perfil de um pedófilo que se passa por outras pessoas para conseguir imagens, fotos de crianças e jovens nuas ou com pouca roupa para difundir na rede mundial. Essas pessoas costumam até editar e manipular as imagens já enviadas”. A dica para os pais em casos como esse é não deixar de realizar a denúncia.

Depois de perceber que se tratava de um perfil falso, foi exatamente o que Fábio fez, “entrei em contato com a delegacia e fomos orientados pela delegada Denise a nos passar pela minha filha no intuito de tirar o máximo de informações possíveis que possam ajudar na localização ou rastreamento do criminoso, uma vez que o facebook não fornece o IP dele, o que impossibilita o rastreamento”, acrescenta.

A delegada afirma que é importante os pais ficarem em cima dos filhos, de olho naquilo que eles acessam na rede, porque uma só foto pode mudar completamente a vida de uma criança ou de um adolescente. Além disso, ainda é difícil conseguir punir os suspeitos e coibir este tipo de ação. Denise orienta que é importante “salvar as conversas, imprimir e levar à delegacia”. Se localizado, o pedófilo pode pegar até 4 anos de prisão, fora diversos agravantes.

Agora, o processo segue na justiça, na tentativa de identificar a pessoa por de trás do perfil falso. A última orientação da delegada a Fábio foi a de ter uma boa conversa com a filha “no sentido de fazer com que a criança entenda os perigos de se comunicar pelas redes sociais com pessoas desconhecidas”. Ele diz ainda que a sua filha agora tem “uma cautela maior, aprendeu a lição”, finaliza.

Qualquer situação de abuso, exploração sexual e/ou pedofilia deve ser denunciada à Polícia pelo telefone 190 ou diretamente na delegacia mais próxima.

Compartilhe esta notícia: