Prazo para alistamento militar vai até 30 de junho

Compartilhe esta notícia:

O prazo para o alistamento militar vai até 30 de junho para os cidadãos brasileiros do sexo masculino, nascidos em 1999 e que completam 18 anos em 2017. Até lá, os jovens devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) municipal mais próxima de sua residência. Em Taquaritinga, a apresentação deverá ser feita no Núcleo de Serviços “Imperial”, na Rua Campos Sales, 408, antigo prédio do Clube Imperial.

O prazo para o alistamento militar vai até 30 de junho

O alistamento militar é obrigatório e independe de grau de escolaridade. O Serviço Militar inicial obrigatório tem duração de 12 meses, e pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por até seis meses.

Os documentos necessários para o alistamento são: certidão de nascimento ou equivalente (identidade, carteira de habilitação ou de trabalho), comprovante de residência, 2 fotos 3×4 recente, de frente e sem retoques, CPF (original) e declaração escolar (obrigatória).

O brasileiro residente no exterior em idade de alistamento deve se dirigir à representação consular (Consulado ou Embaixada) mais próxima e realizar o alistamento. Assim que retornar ao Brasil, deverá procurar uma Junta de Serviço Militar.

Caso o jovem perca o prazo de alistamento, deverá pagar uma multa, comparecer à JSM e alistar-se. Se isso não acontecer, o brasileiro estará em débito com o serviço militar e perderá alguns direitos, como a obtenção de passaporte, direito de prestar exame ou se matricular em instituições de ensino, inscrição em concurso público.

Compartilhe esta notícia: