Obesidade matou cerca de 4 milhões de pessoas no mundo em apenas 12 meses

Compartilhe esta notícia:

Estudo aponta a obesidade como uma crise de saúde pública em escala global

 

A análise dos pesquisadores norte-americanos da  Universidade de Washington, aponta a obesidade como uma crise de saúde pública em escala global. A pesquisa foi feita com base em relatórios de 35 anos de observação, incluindo quase 200 países. Ao todo, cerca de 30% da população mundial está acima do peso, sendo 600 milhões de adultos e 150 milhões de crianças. De uma forma generalizada, a obesidade surge no organismo de alguém quando a quantidade de gorduras ingeridas é muito superior às gorduras queimadas.  A obesidade não é hereditária, isto é, não é por possuir um familiar próximo com obesidade que terá obrigatoriamente esse problema de saúde.

No entanto, com a convivência regular com essa pessoa, terá grandes probabilidades de adotar o mesmo tipo de hábitos que ela, incluindo até na alimentação, que muitas vezes é afetada pelo ambiente envolvente ou até por opiniões de outras pessoas. Adotando o mesmo estilo de vida de alguém que sofre de obesidade, é muito provável que mais ano menos ano esteja na mesma situação ou até pior. Existem alguns estudos que referem a genética como uma causa da obesidade, mas nenhum desses estudos foi comprovado cientificamente, mesmo tendo alguns exemplos concretos, por isso não pode ser considerado uma das causas da obesidade.

Segundo o especialista brasileiro no tratamento da obesidade, Dr. Cid Pitombo, “o excesso de peso sobrecarrega joelhos, coluna, coração, pulmão. E essa sobrecarga vai apresentar a conta ao longo da vida, gerando problemas diversos de saúde, podendo inclusive levar à morte. Uma analogia que pode ajudar os pacientes a entenderem é imaginar um carro com motor 1.0 novo. Ele vai conseguir acelerar e subir ladeiras normalmente, mesmo que cheio de passageiros. Mas, com o passar do tempo, este motor vai começar a falhar e perder o desempenho. É o mesmo com o organismo do obeso”.

E mesmo aqueles que não estão exatamente no nível considerado de obesidade devem se preocupar: das 4 milhões de mortes atribuídas ao excesso de gordura em 2015, quase 40% ocorreram entre sujeitos com IMC entre 25 e 30, nível considerado como sobrepeso. Uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal (IMC) é superior a 30 kg/m2, valor obtido dividindo-se o peso da pessoa pelo quadrado da sua altura.

A prevenção é a chave para qualquer questão relacionada à saúde, principalmente para a obesidade. Veja algumas dicas para preveni-la:

1º Mantenha-se ativo

2º Alimente-se de maneira saudável

3º Controle seu peso

4º Beba àgua

5º Realize um check up médico pelo menos uma vez por ano

6º Mantenha a comida não saudável fora de sua alimentação ao máximo

7º Coma apenas quando sentir fome

Estudos demonstraram que as pessoas naturalmente magras são assim porque comem apenas quando sentem fome. Comer apenas quando nosso corpo nos indica a necessidade, é uma boa maneira de prevenir a obesidade.

Compartilhe esta notícia: