Mitos e verdades sobre cães e gatos

Compartilhe esta notícia:

Veterinário desmistifica crenças populares

Quantas histórias você já ouviu sobre os bichinhos de estimação mais populares que existem nos lares? Como por exemplo, que os gatos não gostam de seus donos, e sim da casa; ou que o os cachorros só enxergam em branco e preto.

Para por um ponto final nesses mitos e verdades, o veterinário Alexandre Rossi esclareceu todas as dúvidas mais comuns.

Algumas raças de cães precisam ter o rabo cortado – Não só é mito, como no Brasil é proibida a amputação do rabo apenas por questões estéticas, devendo ser cortado somente se o cachorro tiver um câncer, ou alguma coisa que tenha que ser retirada. Além de ser desnecessária, a amputação pode criar o que chama-se de dor fantasma, ou seja, mesmo não tendo rabo, o cachorro pode ficar sentindo dor no rabo. Ele manda informação para o cérebro como se o rabo ainda estivesse lá.

Gatos não gostam de seus donos, e sim da casa – Mito! Os felinos podem ser tão dóceis e carinhosos quanto os cachorros. Às vezes a afetividade é tanta que, quando o dono sai de casa, o gato se desespera e não para de miar. O que acontece, às vezes, é que em um ambiente estranho ele pode se sentir inseguro e querer se defender para poder escapar.

Pitbull é a raça mais agressiva que existe – Mito! Há uma pesquisa que classificou o pitbull como uma das raças mais dóceis que existem, porém não é um cachorro para qualquer pessoa, por serem muito fortes, principalmente a musculatura do pescoço. Por isso, o comportamento dessa raça na hora em que ele agarra uma presa, pessoa, ou até outro cachorro, pode machucar muito.

Gatos sempre caem em pé – Verdade! Os gatos têm esse mecanismo impressionante que permite fazer essa rotação muito rapidamente. Existem até alguns casos de gatos que caem de uma altura muito grande, e sobrevivem.

Os cães comem grama quando estão com dor de barriga – Mito! Não necessariamente cães comem grama quando estão passando mal. Às vezes, a grama provoca o engasgamento ou até uma irritação gástrica que pode provocar um vômito. Os cachorros conseguem vomitar, se eles quiserem. Aliás, quando eles comem muita comida, rapidamente, é normal eles vomitarem. E, no caso dos lobos, é desse jeito que eles levam a comida para seus filhotes.

Cães enxergam em preto e branco – Mito! Os cachorros conseguem enxergar diversas coisas e até mesmo coisas queos humanos não conseguem enxergar, como por exemplo, ultravioleta. Atualmente existe até um aplicativo que simula a diferença entre o que vêem os humanos e os cães.

Cachorros conseguem entender que TV e realidade não é a mesma coisa – Verdade!A maioria dos cães, quando vêem uma televisão, se confundem com o som e a imagem. Assim como o espelho, eles olham, rosnam e às vezes atacam. Mas, depois de um tempo, os cachorros percebem que não há um animal atrás.

Cães de raças grandes vivem menos – Verdade! Um Dogue Alemão, por exemplo, que é uma raça muito grande, vive em média8 anos. Já um Yorkshire, Poodle, pode chegar aos 18 anos.

Compartilhe esta notícia: