O óleo de coco e seus inúmeros benefícios

Compartilhe esta notícia:

Use e abuse desse produto que é sucesso no mundo feminino

O novo produto de beleza queridinho das mulheres pode ser encontrado no lugar mais inusitado da sua casa: na cozinha. Isso porque o óleo de coco pode ser usado tanto no preparo dos alimentos, quanto como um maravilhoso hidratante para pele e cabelos, além de muitos outros benefícios.

É importante lembrar que óleo de coco deve ser extra virgem, prensado a frio e, de preferência, orgânico.

Confira alguns dos inúmeros benefícios do óleo de coco:

Combina com qualquer tipo de alimento – Por ter um sabor neutro, o óleo de coco pode ser utilizado na
preparação de diversos tipos de alimentos. Uma excelente opção é usá-lo para temperar saladas e verduras ou refogar legumes, arroz e proteínas, por exemplo. Já na sua forma crua, ele pode acompanhar saladas de frutas, vitaminas, café e outros alimentos. Deixe a criatividade expandir, já que é um óleo resistente ao calor e, por isso apresenta várias possibilidades de uso.

Substitui os tradicionais óleos de cozinha – O óleo de coco é o óleo mais indicado para cozinhar, pois, por ser um triglicerídeo de cadeia meia, consegue atingir altas temperaturas sem oxidar e sem alterar suas propriedades nutricionais. Em contato com o calor, ele não vira gordura trans, diferentemente dos óleos vegetais como o óleo de soja, milho, canola.

Sistema imunológico – O óleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago se transformam em monolaurina – um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, age diretamente na imunidade. Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico.

Ajuda a emagrecer – O óleo de coco também acelera o metabolismo, favorecendo assim a queima de gordura.

Previne estrias – Na Ásia, o óleo de coco é comumente usado para prevenir as estrias durante a gravidez. Já tem estrias? As mulheres também descobriram que a aplicação de óleo de coco pode reduzir significativamente a quantidade de estrias depois de terem se formado.

Pele mais jovem e saudável – A hidratação da pele é fundamental para mantê-la jovem e saudável, e o óleo de coco pode ser usado para atingir esses resultados, substituindo sua loção hidratante convencional. Quando o óleo de coco é usado, ele também ajuda a combater as bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase. Se você tiver uma área da pele que está irritada, esfregue o óleo de coco no local para aliviar a inflamação e reduzir os sintomas.

Hidratação para o cabelo – O óleo de coco pode efetivamente ajudar a manter o cabelo bonito, saudável e brilhante. É considerado um dos melhores nutrientes naturais para o seu cabelo.

Por ser rico em triglicérides de cadeia média, este óleo facilmente penetra profundamente nos fios de cabelo, permitindo que os nutrientes essenciais necessários para o crescimento do cabelo cheguem dentro de cada fio de cabelo.

Este, por sua vez ajuda a acelerar a taxa de crescimento do cabelo ao mesmo tempo, melhorar a condição do cabelo danificado. Além disso, a estrutura química única de óleo de coco tem o poder de manter o seu cabelo e couro cabeludo livre de caspa e piolho.

Para manter os cabelos nutridos e curar os danificados, basta massagear o couro cabeludo com óleo de coco morno duas ou três vezes por semana.

Pode ser usado antes de malhar – O óleo de coco fornece energia para executar o treino com maior disposição, acelerando o metabolismo. Ou seja, possui efeito emagrecedor, promovendo sensação de saciedade, o que pode inibir a fome durante o treino.  Combinado com o café – que estimula o sistema nervoso central, melhora o estado de alerta e também o desempenho em exercícios de força e aeróbicos -, o óleo de coco vira um excelente termogênico que pode ser consumido antes do treino.

Mantém a boca saudável e clareia os dentes – Faça todos os dias, pela manhã, em jejum, um bochecho com uma colher de sopa de óleo de coco durante vinte minutos, cuspa e escove os dentes. Ele clareia os dentes, cura gengivite, previne cáries, melhora enxaqueca e sinusite.

Compartilhe esta notícia: