Quer cursar ensino superior? Entenda as diferenças entre graduação, tecnólogo e curso técnico

Compartilhe esta notícia:

A grande dúvida na vida de um estudante que vai prestar vestibular é: qual curso escolher? Se não bastasse esse dilema, muitos também têm dúvidas em relação às diferenças entre graduação, tecnólogo e curso técnico.

Basicamente, as principais diferenças entre eles é a duração e o foco profissional. A graduação (nível superior) tem duração média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os três. O tecnólogo (nível superior) dura de dois a três anos e é uma versão resumida de graduação, com foco no mercado de trabalho. Já os cursos técnicos (nível médio) duram de dois meses a três anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas.

Graduação – Os cursos de graduação são ministrados na modalidade Bacharelado e Licenciatura. Em ambas as modalidades o aluno receberá um diploma de bacharel ou licenciado. Com este diploma, é possível cursar uma pós-graduação ou MBA.

Com duração média de quatro a cinco anos, os cursos oferecem amplo conhecimento teórico e prático da área escolhida. Os cursos são escolhidos em universidades e faculdades.

Para ingressar em um curso de graduação é necessário ter concluído o Ensino Médio. Antes de matricular-se, o estudante precisa participar do processo seletivo da instituição (vestibular), que pode ser substituído pela apresentação da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em algumas instituições.

Formas de ingresso na graduação: vestibular, Enem e Sisu (apenas instituições públicas).

Onde fazer graduação: faculdades, universidades, centros universitários e institutos tecnológicos.

Descontos: existem formas de conseguir cursar a graduação com desconto, como Quero Bolsa (bolsas de estudo sem processo seletivo); Prouni (bolsas de estudo para os melhores no Enem); e o Fies (financiamento para os melhores no Enem).

Graduação Tecnológica (Tecnólogo) – Assim como nos cursos de graduação, os alunos que concluem uma graduação tecnológica do Ensino Superior, também recebem um diploma de faculdade, formando-se Tecnólogos.

Estes cursos têm duração um pouco mais curta, de dois a três anos, e são voltados para as demandas de mercado de trabalho. As opções de cursos abrangem áreas como gestão e negócios; hospitalidade e lazer; produção cultural e design; e recursos naturais.

Com o diploma de tecnólogo também é possível cursar pós-graduação e MBA. No entanto, alguns concursos públicos de nível superior restringem a participação a bacharéis e licenciados.

As graduações tecnológicas são igualmente reconhecidas pelo MEC, tanto na modalidade presencial quanto à distância (EaD).

Para entrar em um curso de graduação tecnológica, o processo é o mesmo que o da graduação.

Formas de ingresso na graduação: vestibular, Enem e Sisu (apenas instituições públicas).

Onde fazer graduação: faculdades, universidades, centros universitários, centros tecnológicos e institutos tecnológicos.

Descontos: as formas de conseguir cursar a graduação tecnológica com desconto são as mesmas da graduação.

Curso Técnico – O curso técnico não é de Nível Superior, e não dá diploma de graduação, porém dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio. Pode cursar qualquer um que já terminou ou ainda está fazendo o Ensino Médio.

Por terem curta duração, de dois meses a três anos, podem ser uma ótima solução para aqueles que querem entrar no mercado de trabalho de maneira rápida.

Formas de ingresso na graduação: análise de histórico escolar e Sisutec (para os melhores do Enem).

Algumas instituições como Senai e Senac são bastante tradicionais quando falamos em cursos técnicos, mas existem muitas outras escolas públicas e particulares que oferecem essa modalidade de ensino. Descontos podem ser adquiridos através do Pronatec.

 

Compartilhe esta notícia: