França lança moeda comemorativa pelos 60 anos de Asterix e Obelix

Compartilhe esta notícia:

Os gauleses Asterix e Obelix são personagens de quadrinhos mais consagrados da França, e foram homenageados nas moedas de dois euros, para comemorar o 60º aniversário de sua criação. A homenagem foi realizada pelo Monnaie de Paris (casa de moeda da França).

A moeda tem a representação do rosto dos personagens, no caso de Asterix, usando seu famoso capacete alado, cercado por louros e numerais romanos indicando os 60 anos. A coleção também reúne uma série de cinco moedas com Asterix, Obelix, o cachorro Ideiafix e outras personalidades dos quadrinhos. Nesta sequência, cada peça irá retratar a evolução do personagem, desde as primeiras edições da revista Pilote até os dias atuais.

A moeda comemorativa dedicada a Asterix e Obelix será apenas para colecionadores. As peças entraram em circulação no final de maio e, ao total, foram lançados 310 mil exemplares.

Criados em 1959, pelo escritor René Goscinny e pelo cartunista Albert Uderzo, os gauleses Asterix e Obelix fizeram sua primeira aparição na revista Pilote e já estrelaram 38 álbuns próprios, 10 filmes de animação e outros quatro em live-action. O mais recente deles está em cartaz nos cinemas brasileiros: Asterix e o Segredo da Poção Mágica.

Compartilhe esta notícia: