Polícia Civil de Bebedouro (SP) realiza Operação Calabar

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Civil, por meio da Assessoria de Comunicação Social da Delegacia Seccional de Polícia de Bebedouro, confirma que na manhã desta segunda-feira, 1º de outubro, coordenada por agentes de sua 1ª Delegacia Distrital, em parceria com o Ministério Público, deflagrara a chamada “Operação Calabar” que visa desarticular um possível grupo de Guardas Civis do município que, já há um bom tempo, no desempenho de suas funções, estariam praticando uma série de possíveis infrações penais.

Aproximadamente 50 policiais civis das diversas Delegacias Seccionais que compõem a região de Ribeirão Preto,  logo depois das 6h00min, saíram à campo e deram cumprimento a 16 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão temporária que, à pedido do Delegado de Polícia Mário Jose Gonçalves, responsável pelo caso, foram previamente expedidos pelo Juízo de Direito do 1º Ofício Judicial da própria comarca de Bebedouro.

Todos os mandados de prisão temporária, com prazo inicial estipulado em 05 dias, tiveram como alvos integrantes da Guarda Civil Municipal de Bebedouro.

Também participaram da operação de cumprimento desses 24 mandados judiciais, integrantes da própria GCM que foram indicados pela sua respectiva Corregedoria Interna.

Durante o trabalho de buscas, em alguns dos locais vasculhados e revistados, foram encontrados e apreendidos pelos agentes diversos itens de interesse investigativo, tais como maconha, crack, cocaína, armas de fogo, munições, rádio comunicadores, etc.

 O trabalho de investigação que possibilitara a decretação dessas medidas cautelares teve início há mais de quatro meses e foi integralmente realizado pela Polícia Civil, sendo, inclusive, acompanhado, desde sua fase embrionária, pelo Ministério Público da comarca.

O nome atribuído a operação pelos agentes responsáveis diretos pelo caso, remete ao personagem da história brasileira “Domingos Fernandes Calabar” que, depois de ingressar nas forças portuguesas, acabou traindo seus irmãos de armas para favorecer à invasão dos holandeses que acabou, de fato, ocorrendo em diversas capitanias de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Por: Assessoria de Comunicação Social – Delegacia Seccional de Polícia de Bebedouro – Telefone PABX 17-3342.7677

Compartilhe esta notícia: