Sexta-feira 13: Você sabe como surgiu a superstição da data?

Compartilhe esta notícia:

Hoje é sexta-feira 13 e muitos acreditam que é um dia “amaldiçoado”, quando tudo pode dar errado, o dia do azar. Mas você sabe como surgiu essa “lenda” para a data? Por norma, as sextas-feiras 13 ocorrem sempre que o primeiro dia do mês é um domingo.

Segundo o cristianismo, a sexta-feira foi o dia da crucificação (de Jesus Cristo), e elas sempre foram vistas como um dia de penitência e abstinência, e também passou a ser considerado um “dia ruim”.

Depois, por volta de 1690, surgiu uma lenda urbana dizendo que ter 13 pessoas em um grupo ou em torno de uma mesa dava azar. Porém, essas teorias por trás da associação de azar com o número 13 incluem o número de pessoas presentes na Última Ceia de Jesus e o número de bruxas em um clã.

Enfim, essas duas teorias, sexta-feira e o 13, acabaram unidos em algum momentos da história e passou a percorrer o mundo ocidental.

Também em 1907, um livro chamado Sexta-feira 13 foi publicado pelo corretor de ações Thomas Lawson – essa foi a inspiração para a mitologia em torno da data, culminando na franquia de filmes homônima nos anos 1980.

O livro conta a história sombria de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para se vingar de seus inimigos, deixando-os na miséria.

Acreditando ou não, confira algumas superstições da data:

1) Passe longe do gato preto

Desde a Idade Média, os pequenos felinos são associados ao azar pela sua pelagem escura. As pessoas acreditavam que eles seriam bruxas disfarçadas.

2) Não derrube sal

Durante o Império Romano, o sal era uma mercadoria muito valiosa por preservar os alimentos; porém, consegui-lo era muito difícil. Por isso, os comerciantes inventaram essa superstição para evitarem prejuízos e desleixo com o produto.

3) Quebrou espelho? Se prepare, pois, vem 7 anos de azar

Essa crença é herança dos romanos. Na Antiguidade, “adivinhos” enchiam um recipiente com água para prever o futuro das pessoas. O indivíduo olhava para o seu reflexo: se o copo quebrasse, era um péssimo presságio. Os setes anos foram um bônus dos romanos, que acreditavam que a renovação da vida do ser humano acontecia durante esse período. Passado o tempo, a pessoa estava livre da “maldição”.

4) Guarda-chuva aberto dentro de casa de jeito nenhum!

O uso de guarda-chuva ficou popular durante a Era Vitoriana, século 19. Os primeiros tinham mecanismos pontiagudos que poderiam causar sérios ferimentos a alguém. Para evitar quaisquer problemas, as pessoas começaram a espalhar que abri-los dentro de casa era sinônimo de azar. Parece que a moda pegou.

5) Para entrar dentro de casa pise com o pé direito

Mais uma herança romana. O anfitrião da casa pedia aos convidados para cumprirem uma regra: entrarem no cômodo com o pé direito. Segundo o costume, isso evitaria que algo de ruim acontecesse na casa ou em algum evento que estivesse sendo realizado. O hábito seria motivado pelo fato de que, no latim, a palavra usada para designar “esquerda” era “sinistra”.

6) Nunca diga “tchau” em cima de uma ponte

Segundo o dicionário, uma ponte é qualquer estrutura que liga duas partes idênticas. O fato de se despedir sobre ela estaria ligado ao mesmo sentido de quebrá-la, ou seja, a ligação acabou e você nunca mais verá aquela pessoa.

7) Desvie das escadas

Vale para qualquer uma que estiver apoiada ou aberta, formando um triângulo. Para a Igreja Católica, a forma geométrica representa a Santíssima Trindade: passar no meio dela quebraria o equilíbrio entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Os egípcios também acreditavam na relação entre o triângulo e seus deuses.

8) Deixar o chinelo com a sola para cima pode matar a mãe da casa

Possivelmente criada nos anos 1960, quando muitas ruas ainda eram feitas de barro, essa superstição foi uma “ajudinha” para as donas de casa que sempre pediam para as crianças tirarem os sapatos antes de entrar. Como elas nunca obedeciam, as mães tomaram medidas radicais.

9) Pôr a mala no chão faz com que o dinheiro acabe

Se você acredita que o inferno é logo abaixo de nós, talvez essa superstição faça mais sentido. Ela está ligada ao fato de que os demônios habitam em nosso chão e, por isso, “passariam a mão” na sua fortuna.

10) Nunca sirva refeições para 13 pessoas

Antigamente, as pessoas acreditavam que, se alguma refeição fosse servida para 13 pessoas, a primeira a se levantar da mesa morreria. O número também ficou marcado como um sinal de mau presságio por ser a quantidade de pessoas que estavam sentadas na mesa da última ceia de Jesus Cristo.

11) Para afastar maus espíritos, bata três vezes na madeira

Acredita-se que essa superstição seja uma herança dos índios norte-americanos. As tribos tinham o costume de bater três vezes nas árvores para pedir proteção aos deuses quando sentiam um perigo próximo. Eles acreditavam que suas entidades divinas estavam presentes nos troncos ou na natureza.

12) Nunca deixe facas cruzadas sobre a mesa

Não se sabe ao certo a origem dessas superstições. Acredita-se que tenha começado com os judeus e muçulmanos que migraram para Portugal, fugindo da Inquisição Espanhola. Ao chegarem em solo português, foram obrigados a se converter ao cristianismo e, assim, foram denominados “cristãos-novos”. Católicos por fora, mas judeus ou muçulmanos por dentro, eles mantiveram os seus costumes em segredo, acreditando que as facas cruzadas remetiam a uma cruz e, por isso, seriam um sinal de azar.

Compartilhe esta notícia: