Setembro é o mês das cores e da prevenção de doenças

Compartilhe esta notícia:

Unimed de Araraquara alerta para a conscientização e prevenção durante todo o mês em amarelo, dourado, vermelho e verde.

Além de ser um mês marcado pelo início da primavera, durante os trinta dias de setembro a missão é dar às cores o significado de representar um problema de saúde pública e através dele chamar atenção para a necessidade de prevenir e tratar doenças. Por isso, a Unimed de Araraquara apoia a iniciativa de alertar a população sobre as muitas doenças que podem ser evitadas e tratadas por meio da informação e da conscientização.

Uma dessas cores é o amarelo e durante o Setembro Amarelo é importante olhar para a prevenção do suicídio que é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, além de registrar alto número de casos entre os idosos.

O setembro fica dourado quando o assunto é prevenção de câncer infanto-juvenil que, em geral, se desenvolve mais rapidamente em crianças e adolescentes, porém o processo de cura é mais acelerado em comparação aos adultos. Por isso diagnóstico precoce e tratamento adequado são grandes reforços na luta pela redução de incidência desses tumores.

Já o vermelho em setembro fica em evidência quando existe o combate às doenças cardiovasculares, principalmente porque no mês encerra-se o período do inverno e é sabido que na época de baixas temperaturas maus hábitos como sedentarismo e dieta mais pesada fazem mal ao coração, com aumento nos registros de casos de infartos e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais).

Para fechar este mês extenso de prevenção de doenças tem-se o Setembro Verde que busca conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Esse ato pode salvar vidas e, por isso é preciso comunicar familiares e pessoas próximas sobre a decisão de ser um doador.

Compartilhe esta notícia: