Aprenda a restaurar e preservar livros antigos

Compartilhe esta notícia:

Publicações impressas necessitam de cuidados específicos para cada tipo de material; confira dicas dos especialistas.

Quem mantém uma coleção de livros sabe que, com o tempo e manuseio, é possível que as páginas comecem a cair, a capa perca sua aparência de nova e surjam alguns riscos e desgastes. Porém, alguns cuidados simples pode restaurar e colocar a publicação para leitura novamente.

De acordo com a professora e restauradora da Casa Guilherme de Almeida, Marlene Laky, muita gente tem costume de passar cola branca ou colocar fita adesiva para grudar um livro desmontado. Mas isso, além de danificar ainda mais as páginas, pode prejudicar na hora da leitura. Existem certos tipos de colas específicas que podem ser utilizadas nesses casos.

Marlene ressalta ainda a atenção necessária que todo mundo deve ter com os livros. “Se for um livro pesado, é bom ter um apoio ao manusear. Um recurso bem bacana é fazer uma capa de papel para proteger. Evitar pegar luz, que também muda a cor”, conta.

O jornalista Tacio Fonseca possui uma coleção com alguns de seus livros favoritos. Porém, confessa que há muito tempo não lê alguns com medo de estragá-los. “Eu evito pegar os mais antigos, pois tenho medo que a capa abra e as páginas caiam. Sempre penso que preciso achar uma forma de restaurar e não estragar”, diz.

Do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: