Homologado o credenciamento no SUS da UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade “Dona Zilda Salvagni”

Compartilhe esta notícia:

A Unidade de Terapia Intensiva funciona em Taquaritinga desde agosto de 2018.

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo, em reunião realizada em 22 de agosto de 2019, homologou o credenciamento no SUS da UTI Neonatal da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade “Dona Zilda Salvagni” de Taquaritinga.

Foram credenciados 4 leitos da Unidade de Terapia Intensiva, 4 leitos para Cuidados Intermediários Neonatais Convencionais – UCINCO e 1 leito da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru – UCINCA. Referida deliberação foi publicada no Diário Oficial do Estado, em 24 de agosto de 2019.

A UTI Neonatal está instalada em área totalmente reformada pela Santa Casa e foi aparelhada na época, com recursos financeiros de Emenda Parlamentar do deputado Baleia Rossi.

O processo segue ao Ministério da Saúde para homologação final e integração de valores ao teto financeiro de Média e Alta Complexidade – MAC, correspondentes aos serviços credenciados.

O credenciamento do serviço no SUS possibilita a ampliação da oferta de leitos de UTI Neonatal à Central de Regularização de Vagas do Estado.

Em funcionamento desde agosto de 2018, a UTI já atende recém-nascidos, inclusive do SUS, sem o devido repasse financeiro, que será regularizado com o credenciamento. Atualmente, todas as despesas estão sendo custeadas com recursos próprios da Santa Casa.

A Diretoria da Santa Casa acompanha o processo há um ano e vem trabalhando para o credenciamento de outros serviços, como a Hemodiálise, além de estar reformando área física para implantação de serviços de Oncologia/Quimioterapia.

Também trabalha na busca de apoio junto aos governos Federal, Estadual e Municipal, para que esses investimentos se tornem uma realidade para a população da nossa cidade, que atende ainda Cândido Rodrigues e Santa Ernestina.

Todos esses melhoramentos recebem o apoio do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Dimas Eduardo Ramalho, que teve participação importante no processo de credenciamento da UTI Neonatal.

Recentemente, a Santa Casa de Taquaritinga, representada pelo presidente da Diretoria Executiva, Dr. Sidnei Sudano e do Administrador Wilson José Davoglio, se fez presente no lançamento da Linha de Crédito aos Hospitais Filantrópicos através do BNDES. A cerimônia de lançamento realizada no Planalto do Governo, contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro, do vice, General Hamilton Mourão e dos Ministros da Economia e da Casa Civil.

Na oportunidade, os diretores conversaram com o vice-presidente sobre os projetos do nosso hospital, dizendo o vice-presidente, que os mesmos vem de encontro com os programas do Governo, que visam implantar melhorias nos atendimentos à saúde da população.

Compartilhe esta notícia: