Saúde: bebês devem ser vacinados contra o sarampo

Compartilhe esta notícia:

Secretaria da Saúde promove ação de imunização; público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 12 meses

A Secretaria de Estado da Saúde está vacinando contra sarampo bebês com idade entre 6 meses a menores de 12 meses que residem ou têm viagens programadas para cidades com casos confirmados da doença. A estratégia abrange cidades.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. No caso dos bebês que vão viajar para esses locais, a vacinação deve ser feita pelo menos 15 dias antes do deslocamento.

A aplicação da chamada “dose D” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, os pais ou responsáveis deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela. Após a aplicação da “dose D”, é preciso aguardar pelo menos 30 dias para aplicação da tríplice aos 12 meses, como prevê o calendário.

Os casos entre crianças menores de 6 meses de idade representam 13,9% dos 1.319 casos confirmados no Estado, até o momento. 75,5% do total se concentram na capital, com 997 casos.

Em Taquaritinga (SP) os pontos de vacinação acontecem nas seguintes USBs:
• Akio Nakashima, no Jardim São Sebastião;
• Antonio Abud, no Jardim Buscardi;
• Ederaldo Marques, no Vale do Sol.

Jovens e adultos

Mais de 1,5 milhão de pessoas na faixa de 15 a 29 anos residentes em 15 municípios da Grande São Paulo foram imunizadas entre 10 de junho e 15 de agosto, durante a campanha realizada entre 10 de junho e 16 de agosto. Esse grupo contabiliza 44,4% dos casos registrados no Estado.

Os municípios devem seguir realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos suspeitos da doença. Além disso, as pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada podem procurar um posto de vacinação, de preferência com a carteira vacinal, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação da dose.

Com Informações do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: