Saúde: Hospital de Olhos Lions “Manoel Dante Buscardi” conquista habilitação para transplante de córnea

Compartilhe esta notícia:

Autorização partiu do DRS3 de Araraquara.

Uma notícia de extrema importância foi dada à imprensa taquaritinguense na tarde de segunda-feira (18) pela direção do Hospital de Olhos Lions/Manoel Dante Buscardi de Taquaritinga.

O Hospital de Olhos acabava de ser informado pela Diretoria Regional de Saúde – DRS3 – de Araraquara, sobre a conquista para realizar transplante de córnea em sua unidade de saúde, com previsão de início ainda este ano. O serviço, de alta complexidade, complementa todos os demais já ofertados pela instituição.

Com documentação regularizada e as instalações sendo adaptadas para esse tipo de serviço, o HO dá mais um passo rumo ao sonho acalentado há anos, pelas pessoas que sofrem desse mal.

Na inspeção realizada por técnicos da DRS3 de Araraquara, as instalações foram consideradas como essenciais para o processo de autorização, destacando o centro cirúrgico, número de profissionais na área oftalmológica, responsável técnico e laudos expedidos pela Vigilância Sanitária, tanto estadual como municipal, além da documentação correta, serviço de esterilização, dentre as avaliações feitas.

Dessa forma, Taquaritinga acaba de se tornar uma das poucas cidades da região a realizar este tipo de cirurgias. “Sem dúvidas, um golaço para o atendimento oftalmológico da região”, observou o presidente do Hospital de Olhos, João Donizeti Furtado.

O presidente do HO destacou, ainda, o esforço demonstrado pelo conselheiro do TCE-SP, taquaritinguense Dimas Ramalho, junto ao governo estadual, na Secretaria de Saúde, colaborando de maneira positiva para que o processo de autorização de transplante de córnea fosse coroado de pleno êxito.

Atualmente, o Hospital de Olhos de Taquaritinga conta com 21 funcionários, sendo 11 médicos cadastrados, dois deles, dr. José Eduardo Pazim e dr. Leonardo Tannus Malki, especialistas nas cirurgias de transplante de córnea. Como diretor clínico do HO atua o dr. Luiz Fernando Pinotti.

O que é transplante de córnea?

O transplante de córnea é um procedimento cirúrgico no qual a córnea doente ou danificada é substituída por outra córnea de um doador, na sua totalidade (ceratoplastia penetrante) ou parte dela (ceratoplastia lamelar).

A córnea é a superfície transparente, em forma de cúpula do olho que é responsável por uma grande parte do poder de focagem. A córnea transparente saudável é essencial para uma boa visão. Se esta se encontrar lesada devido a doença ocular ou lesão no olho, pode ficar edemaciada, com cicatrizes ou severamente deformada e, desta forma, distorcer a visão.

Convênios – O Hospital de Olhos de Taquaritinga atende a uma ampla rede de planos de saúde e empresas, com o objetivo de facilitar o acesso da população a seus serviços médicos. Dentre eles estão o Plano de Saúde Santa Casa, IAMSPE, Sistema Único de Saúde (SUS), Matão H. Saúde Ltda., Med Life Saúde, CAASP, Associação dos Servidores Públicos Municipais de Taquaritinga e Associação dos Aposentados e Pensionistas de Taquaritinga.

Compartilhe esta notícia: