Grupo leva musicoterapia para o Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara

Compartilhe esta notícia:

Apresentações são realizadas duas a três vezes por mês e têm o objetivo de dar aos pacientes, visitantes e colaboradores do HSP doses de conforto, bem-estar e emoção.

Há muito se sabe através de experiências científicas,  que a música possui efeitos terapêuticos nas pessoas e, por conta disso, músicos da orquestra da Igreja Congregação Cristã de Araraquara fizeram uma parceria com   a diretoria do Hospital São Paulo – Unimed de Araraquara para se apresentarem voluntariamente, duas a três vezes por mês no hospital e, assim contribuir para o bem-estar de pacientes, visitantes e colaboradores.

Segundo Tiago Stain, um dos músicos do grupo denominado Haja Paz, a ideia já existe há algum tempo, mas faltava material humano para executá-la. “Agora conseguimos unir seis amigos e resolvemos oferecer esse trabalho de musicoterapia para o Hospital São Paulo”, conta.

O HSP é primeiro de Araraquara a receber esse trabalho voluntário, mas o grupo pretende expandir essas ações para outros hospitais e asilos da cidade. Stain fala que o período de permanência no hospital não é simples nem fácil, por isso levar música para o ambiente hospitalar pode promover conforto e alegria para colaboradores, acompanhantes e, principalmente pacientes. “O músico pode não receber por isso, mas ver um sorriso, uma lágrima, provocados pela música, com certeza, faz valer a pena”, ressalta.

O grupo já fez duas apresentações no Hospital São Paulo e a próxima será na quarta-feira (21), às 16h30. Os músicos apresentam um repertório sacro tocado a partir dos seguintes instrumentos: violoncelo, violino, viola de arco, flauta e clarinete. As apresentações tem duração de cerca de uma hora e os músicos visitam espaços em comum do hospital em que a música possa ecoar a todos.

A atual diretoria do hospital da Unimed de Araraquara aprovou prontamente o projeto da musicoterapia principalmente porque vai ao encontro da dinâmica adotada pelo Hospital São Paulo que preconiza o bem-estar e a qualidade do atendimento à saúde com procedimentos humanizados para melhorar a interação com o paciente.

Compartilhe esta notícia: