Fora de casa, Verdão sai na frente do Grêmio e sofre gol de empate no fim

Compartilhe esta notícia:

O Palmeiras visitou a equipe do Grêmio na noite deste sábado (17 de agosto), na Arena Grêmio, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pelo placar de 1 a 1, gol de Dudu no primeiro tempo para o Palmeiras, e David Braz para o Tricolor Gaúcho no segundo, as equipes empataram e somaram um ponto cada na tabela.

Com o resultado (1 a 1), o Verdão foi a 30 pontos a tabela, e chegou a 30 pontos, ficando na 3º posição (é a mesma pontuação do vice-líder Flamengo, à frente do Alviverde pelo segundo critério de desempate: o número de vitórias – o Rubro-Negro possui 9, contra 8 do Palmeiras; no primeiro critério de desempate, o saldo de gols, o Verdão e a equipe carioca estão empatados, com saldo de 14 bolas na rede). O Santos lidera o certame, com 32 pontos – porém, o Alvinegro Praiano ainda joga pela 15ª rodada, neste domingo (18), às 16h, contra o Cruzeiro, no Mineirão.

O jogador Dudu, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do Grêmio FBPA, durante partida válida pela décima quinta rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena do Grêmio.

Apesar de sofrer o empate após estar à frente do marcador durante quase todo o prélio, o Palmeiras pôde agraciar, com este placar, dois jogadores individualmente: Victor Luis e Hyoran. Apenas por jogos oficiais de competição – ou seja, sem contar o revés no amistoso para o Guarani, em 03/07 –, O lateral e o meia possuem uma ótima marca que já vêm construindo há algum tempo. O último revés de ambos com a camisa do Alviverde aconteceu em 30 de maio de 2018, pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão (1 a 0 para o Cruzeiro). Desde então, o camisa 28 acumula 38 jogos de invencibilidade (27 vitórias e 11 empates) e o camisa 26 possui 37 partidas invictas (25 vitórias e 12 empates).

O duelo com o Grêmio também foi especial para Felipão, que já enfrentou seu ex-clube como comandante do Verdão em 12 oportunidades (já contando esta). São cinco vitórias palestrinas, seis empates e apenas uma derrota. O primeiro encontro aconteceu em 1997, dia 26 de outubro, e terminou com vitória alviverde por 5 a 1. Naquela oportunidade, os gols foram marcados por Oséas (2), Alex (2) e Roque Júnior.

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, Felipão soma, ao todo, 237 vitórias, 132 empates e 113 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 482 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 74 partidas – 45 triunfos, 21 empates e 8 reveses.

Após o duelo desta noite, a história contabiliza 93 embates entre Palmeiras e Grêmio, com 40 vitórias alviverdes, 35 empates e 19 triunfos tricolores. O Verdão marcou 136 gols e sofreu 98 tentos. Os dois times já se encontraram seis vezes na Arena do Grêmio (contando a de hoje). A primeira partida, dia 20 de junho de 2015, terminou com triunfo gaúcho por 1 a 0, mas, no retrospecto geral, o Verdão conseguiu equilibrar os números, que, hoje, estão empatados: duas vitórias para cada lado e um empate.

Vale lembrar que o Grêmio está entre os times que mais cruzaram os caminhos do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro: foram 70 jogos disputados até aqui (33V, 23E e 14D), ao lado do Internacional – neste quesito, ambos os adversários ficam atrás apenas de Santos (72).

E não é só isso! O duelo Palmeiras e Grêmio também traz partidas memoráveis. Inclusive, o Verdão conquistou diante do time gaúcho o Campeonato Brasileiro de 1967 – à época conhecido por Roberto Gomes Pedrosa. Com dois gols de César Maluco, o Alviverde bateu o rival gaúcho por 2 a 1 e ficou com o troféu. O jogo decisivo aconteceu no Pacaembu, no dia 15/12 daquele ano.

Libertadores

O Palmeiras permanecerá em Porto Alegre após o compromisso pela 15ª rodada do Brasileirão, pois já irá emendar compromisso da Libertadores, também contra o Grêmio, na próxima terça-feira (20), às 21h30 – partida de ida das quartas de final da competição continental. O jogo de volta, no estádio do Pacaembu, será realizado no dia 27 de agosto (terça), também às 21h30.

Por: Bruno Alexandre Elias – Departamento de Comunicação da Sociedade Esportiva Palmeiras

Compartilhe esta notícia: