Na região: Itápolis se torna polo de estágios do revalida e recebe 45 médicos formados no exterior

A Prefeitura Municipal de Itápolis, em parceria com a Santa Casa, objetivando ampliar e melhorar os serviços de saúde firmou um convênio com a UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos, e está recebendo, em sua rede municipal, 45 médicos formados em Universidades do exterior que buscam a complementação de seus estudos e seu aperfeiçoamento no cumprimento de sua formação, no âmbito nacional, para passarem pelo Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos).

Os médicos atenderão em Itápolis sob forma de estágio, respeitando à legislação vigente, sendo certo que sempre estarão acompanhados dos seus respectivos preceptores.

O convênio firmado visa uma troca de informações técnicas e científicas onde todos saem ganhando: os médicos podem complementar sua grade curricular e se adequar às normas nacionais e a comunidade itapolitana perceberá uma atenção ampliada nos atendimentos de saúde. O grupo de 45 pessoas permanecerá em nossa cidade por um período de 12 a 18 meses, de acordo com a carga horária individual de cada um.

Em Itápolis atuarão junto ao corpo clínico da Santa Casa, UBS, ESF, CAPS, Vigilância Epidemiológica e Sanitária e em toda rede básica de saúde do município, acompanhando todos os problemas de saúde da população e participando dos atendimentos médicos junto aos profissionais locais, conhecendo às patologias mais prevalentes no município e auxiliando nossos profissionais na prevenção destes casos. Inclusive, o trabalho preventivo chegará ao CRAS, CRI e as escolas municipais, levando informação e conscientização que resultarão na melhoria da qualidade de vida dos itapolitanos.

Este projeto proporcionará também um aquecimento na economia local, já que essas 45 pessoas estarão residindo no município, onde já alugaram casas e consumirão no comércio da cidade. Outros municípios que, também, se tornaram Polo do Revalida foram: Ibitinga, Penápolis, Birigui, Andradina e Santa Fé do Sul.

Na última quinta-feira (1/8) aconteceu a aula inaugural na Santa Casa de Itápolis, com a presença do prefeito Edmir Gonçalves e vice-prefeito Marinho Almeida, secretária de Saúde Fernanda Bonfante Del Forno, interventor do hospital Joel Ribeiro dos Reis, o coordenador geral do programa Revalida em Itápolis Dr. Luis Fernando Dias Rodrigues, o diretor clínico Dr. Ricardo Santos, Dr. Marco Antonio Sgarbi, Dr. Vivian Guedes Cavichiolli de Almeida e Dra.Livia Magri Sgarbi – esses 5 médicos serão preceptores do Revalida Itápolis em suas especialidades – além de profissionais da Santa Casa e Rede Municipal de Saúde.

Imprensa Prefeitura de Itápolis

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de O Defensor. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Defensor poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."