Área de tecnologia da informação deve crescer 10,5% em 2019

Compartilhe esta notícia:

A expectativa positiva torna o mercado mais atrativo para os profissionais; especialista do Senac Jaboticabal comenta habilidades necessárias para trilhar carreira de sucesso.

No dia 15 de agosto, o universo da tecnologia celebra o Dia da Informática. A data remete à apresentação do primeiro computador ao mundo, feita pelos norte-americanos, em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.

 “Foi um dos starts para o desenvolvimento de uma das áreas mais promissoras na economia, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As evoluções ocorridas, desse momento em diante, impactaram nas relações interpessoais no mundo do trabalho e principalmente nas profissões”, afirma Renata Nanzer, docente da área de tecnologia da informação do Senac Jaboticabal.

O estudo IDC Predictions Brazil 2019, realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, mostra que os investimentos em TIC devem crescer, este ano, 4,9%, refletindo o otimismo do mercado. O maior crescimento está em tecnologia da informação, com 10,5%, devido aos processos de transformação digital.

Segundo Renata, o cenário é positivo para quem deseja ingressar no ramo. “O mercado de TI foi pouco afetado pela crise política e econômica que o Brasil atravessa. Além disso, vivemos conectados 24 horas por dia, o que gera demanda suficiente para profissionais. Até porque, dificilmente conseguimos encontrar empresas que trabalham com modelos antigos, sistemas manuais e não digitais. Ou seja, é uma área promissora, com amplo campo de atuação e rentável para se ingressar”, explica.

No entanto, Renata alerta que uma carreira de sucesso nessa área depende muito das constantes atualizações do profissional. “As empresas estão investindo em sistemas de informação, inovações tecnológicas, aplicativos, banco de dados, entre outros. As demandas do mundo do trabalho mudam constantemente e, para atendê-las, é preciso buscar conhecimento contínuo, ser flexível, estar conectado com o universo digital e preparado para as oportunidades”, complementa.

Nas grandes corporações, as especialidades mais procuradas e que estão em falta, de acordo com a docente, são habilidades em vídeos, em nuvem, mobilidade, Data Center e virtualização, Big Data, segurança cibernética, desenvolvimento de software, além da Internet das coisas, conceito que se refere à interconexão digital de objetos do dia a dia com a rede de computadores.

A docente também ressalta que, no Brasil, a evolução da tecnologia modificou os pré-requisitos básicos para trabalhar na área. “Antigamente ter apenas conhecimento técnico e trabalhar individualmente era suficiente. Hoje, é necessário atuar de maneira mais estratégica e consultiva. Trabalhar em equipe e ser proativo são também pontos-chaves para ganhar destaque na carreira”.

O segmento também fomentou o crescimento do empreendedorismo no setor. “Para pequenas empresas, o custo/benefício de se ter um funcionário contratado para lidar com TI não é positivo. Isso abriu precedentes para que os profissionais se tornassem peças-chave para o bom funcionamento das empresas e prestem serviços remotamente ou com visitas esporádicas. Portanto, o avanço tecnológico permitiu que os regimes de CLT fossem quebrados para essa categoria”, explica Renata.

Para quem deseja ingressar ou se aprimorar no universo da TI, o Senac Jaboticabal oferece opções como Formação Editorial – photoshop, Illustrator e InDesign; Introdução à Prática da Programação, Operador de Computador e Programador de Dispositivos Móveis. A unidade conta com laboratórios completos com 26 máquinas e periféricos indispensáveis para a montagem de um equipamento completo, recursos necessários para cursos de rede (Swith), avançada tecnologia de computadores Intel Core i7 3,40 ghz e com Windows 8.1 Enterprise.

Mais informações sobre cursos, turmas disponíveis e estrutura, basta acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br/jaboticabal) ou ir pessoalmente na unidade.

Serviço:

Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Informações e Inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: