Na Inglaterra, água viva gigantesca é registrada por mergulhadores

Compartilhe esta notícia:

As águas-vivas estão entre as criaturas marinhas que costumam inspirar bastante medo nos humanos, agora imagine estar mergulhando e cruzar com um animal desses, só que um tão grande quanto um humano adulto!

Pois, foi justamente, com uma dessas que Lizzie Daly, uma bióloga da BBC, e sua equipe se depararam recentemente.

A água-viva acima pertence à espécie Rhizostoma pulmo e foi avistada no litoral de Cornwall, na Inglaterra, durante um evento conhecido como “Wild Ocean Week” em que ocorre uma campanha para arrecadação de fundos para a Organização para a Conservação Marinha do Reino Unido. Trata-se do maior exemplar desse tipo de animal que pode ser encontrado no Mediterrâneo e nas águas que banham o Reino Unido.

Podendo chegar até 1 metro de diâmetro, sem contar os 8 “braços” que podem se estender por quase 2 metros de comprimento, a criatura observada por Lizzie e um cinegrafista da BBC, era colossal, tão grande ou maior que os mergulhadores que se aproximaram dela.

Apesar de essa espécie ser dotada de cnidoblastos (células urticantes), em seus ataques não chegam a causar lesões, elas não produzem toxinas irritantes e, portanto, com exceção de pessoas com peles muito sensíveis, não costumam oferecer muito perigo aos humanos.

Mas de qualquer forma, essas criaturas devem ser contempladas a distância.

Compartilhe esta notícia: