98 anos de história: Morre Ruth de Souza primeira atriz negra a protagonizar uma novela no Brasil

Compartilhe esta notícia:

A atriz Ruth de Souza morreu aos 98 anos na manhã de domingo (28), em decorrência de complicações de um quadro de pneumonia.

Ela deu entrada na última segunda-feira (22), e estava internada no Hospital Copa D’Or, na Zona Sul, com falta de ar. Com 75 anos de carreira artística, ela fez história na TV brasileira como à primeira mulher negra a protagonizar uma novela.

Ruth nasceu no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921 e até os 9 anos vivia com a família em uma fazenda em Porto do Marinho, no interior de Minas Gerais. Ela se integrou pelo teatro ainda na infância e fez sua estréia nos palcos em “O Imperador Jones”, em 1945.

Graças a uma bolsa de estudos, a atriz fez cursos nos Estados Unidos. Depois, ela foi indicada pelo autor Jorge Amado e estreou no cinema em Terra Violenta (1948), adaptação do romance Terra do Sem Fim. Contratada para o elenco fixo da extinta Vera Cruz, ela atuou em Ângela (1951), Terra é Sempre Terra (1952) e Sinhá Moça (1953).

Por seu desempenho em Sinhá Moça, ela se tornou a primeira atriz brasileira indicada para prêmio internacional: o Leão de Ouro, no Festival de Veneza de 1954.

Ruth de Souza

A ultima participação da veterana foi na da minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, exibida em abril pela Globo. Na trama de Ricardo Linhares, a atriz viveu Madalena, uma idosa abandonada pela família e que foi brutalmente assassinada.

“Eu me vejo com uma foice em uma floresta abrindo caminho para mim mesma. E o pessoal veio atrás”, declarou Ruth na coletiva de imprensa da minissérie quando questionada sobre a representatividade da mulher negra na televisão.

No carnaval deste ano, Ruth foi homenageada pela escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz com o enredo Ruth de Souza – Senhora liberdade. Abre as asas sobre nós.

Vários famosos usaram suas redes sociais para lamentar, e homenagear a atriz.

Maju Coutinho compartilhou uma foto ao lado da atriz. “Obrigada por ter aberto caminhos com seu talento. Foi um prazer te conhecer pessoalmente”, escreveu a jornalista.

“Sua existência foi inspiração para muitas de nós. Resistimos hoje, porque a senhora e tantas outras rainhas resistiram ontem. Descanse em paz e aqui seguimos na luta”, publicou Alinne Prado.

“Ela foi um farol de talento e coragem, um canto de liberdade e respeito. Reconhecimento, admiração e amor sempre”, compartilhou  atriz Beth Goulart.

O autor Walcyr Carrasco também homenageou Ruth de Souza: “Partiu para outro plano hoje, aos 98 anos, e deixa um verdadeiro legado. Vá em paz!”.

“Artista imensa, fundamental pro nosso País. Obrigada, Dona Ruth”, escreveu a atriz Leticia Colin. 

Compartilhe esta notícia: