Aids: número de mortes registra queda de 33%

Compartilhe esta notícia:

Apesar da queda nos óbitos, alguns países como Brasil – têm registrado aumento no número de novos casos.

A organização das nações unidas (ONU) divulgou um relatório nesta terça-feira onde mostra que o numero de mortes relacionados ao vírus da AIDS diminuí em 33% nos últimos 8 anos, sendo que no ano passado, houve 770.00 mortes relacionados á doença; nos anos de 2010, foram 1,2 milhão.

Ainda segundo a ONU, apesar da queda global o relatório indica que a África é a região mais afetada pelo vírus, com o continente norte do país registrando o aumento de 9% em mortes. Outras regiões também são preocupantes como; o leste europeu e a Ásia Central que registram o aumento de 29% nos últimos oito anos.

Já na América Latina, o Brasil é um dos grandes responsáveis pelo aumento no número de caso, as infecções subiram em 21% entre 2010 e 2018, saindo de 44.000 para 53.00 novos casos, respectivamente.

Nosso país tem registrado aumento de novos casos de infecção por HIV devido à estagnação dos esforços mundiais para erradicar a doença que ocorre por causa da redução do financiamento.

A ONU ainda alertou para o fato de que, apesar de existir medicamentos de prevenção do HIV a profilaxia pré-exposição (PrEP). Grande parte da população de risco (gays, transexuais e profissionais do sexo) não tem acesso a eles.

Ainda segundo o relatório a distribuição do remédio também não é igualitária no restante do mundo. “As populações-chave ainda estão sendo marginalizadas e deixadas para trás na resposta ao HIV”, destacou.

Estimativas indicam que, atualmente, 37,9 milhões de pessoas no mundo vivem com o HIV, mas apenas 23,3 milhões têm acesso a alguma “terapia antirretroviral” medicações que ajudam a manter a infecção sob controle. 

Por causa disso, 2019 é considerado um ano crucial, em outubro acontece a conferência de financiamento do Fundo Mundial. O objetivo da reunião é arrecadar 14 bilhões de dólares para o período 2020-2022. Esse montante deve auxiliar no alcance dos objetivos da ONU para o HIV: garantir que 90% da população infectada recebam diagnósticos e tratamento adequado.

Compartilhe esta notícia: