Novo equipamento irá detectar consumo de drogas no trânsito

Compartilhe esta notícia:

O aparelho detectará o uso de maconha, cocaína e anfetamina no organismo dos motoristas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai implantar em cinco cidades brasileiras um dispositivo para ser usado em blitz de trânsito com o objetivo de detectar a presença de substâncias psicoativas, como maconha, cocaína e anfetaminas, em motoristas.

A iniciativa, que será testada nas cidades de Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Paulista (PE), Cariacica (ES) e São José dos Pinhais (PR), integra um projeto conjunto de três áreas da pasta: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Segundo o artigo 165 do CTB (código de trânsito brasileiro) que diz “dirigir sob influencia de álcool ou de qualquer outra substancia psicoativa que determine a dependência” é uma infração gravíssima.

Conhecido como “drogômetro”, possui uma tecnologia de rastreamento semelhante ao do bafômetro. O aparelho será capaz em até 5 minutos detectar qualquer substancia psicoativa ingerida.

Em 2018, 55,3% dos acidentes com morte em São Paulo em foram provocados por utilização de substâncias psicoativas e álcool. “Está havendo uma migração da utilização do álcool para utilização de drogas, quando se fala em número de mortes em acidentes de trânsito. No Brasil não existe blitz específica de drogas” segundo o secretário nacional de Políticas sobre Drogas.

Compartilhe esta notícia: