Prefeitura de Taquaritinga (SP) fará solenidade pelo 9 de julho

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Taquaritinga convida toda a comunidade para participar da cerimônia Cívico-Militar em comemoração aos 87 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. A solenidade será realizada nesta terça-feira, 9 de julho, às 9h, na Praça Dr. Horácio Ramalho, junto ao obelisco ali existente. O Prefeito e demais autoridades do município participarão do ato, tendo como orador oficial o jornalista e historiador Hamilton Aiello. Haverá desfile da tropa dos atiradores do Tiro de Guerra 02-041.

O evento comemora o feriado estadual do Dia da Revolução Constitucionalista e fará uma alusão especial aos taquaritinguenses que lutaram em batalha armada pela queda da ditadura de Getúlio Vargas e em favor da convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

Sobre o Dia da Revolução Constitucionalista – O Estado de São Paulo comemora o Dia da Revolução Constitucionalista em referência ao movimento armado da população paulista que veio à tona no dia 9 de julho de 1932, sob o comando dos generais Bertolo Klinger e Isidoro Dias.

Os paulistas reivindicavam a destituição do governo provisório de Getúlio Vargas, a realização de novas eleições presidenciais e a promulgação de uma nova constituição para o país.

A batalha teve seu desfecho no dia 2 de outubro de 1932, quando o exército de São Paulo foi vencido pelas tropas do governo de Vargas. No entanto, apesar de ter sido derrotada no campo de batalha, a Revolução atingiu seus objetivos políticos, já que fortaleceu a luta por uma nova constituição, que, por conta da pressão popular, acabou sendo promulgada por Vargas em 1934.

Compartilhe esta notícia: