Estudante tem aparelho celular roubado durante “Chopada” em Ribeirão Preto

Compartilhe esta notícia:

Na madrugada do último domingo, 30 de junho, uma estudante taquaritinguense, de 19 anos, teve seu aparelho celular roubado durante uma festa, denominada “Chopada”, em Ribeirão Preto (SP). Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), a vítima não percebeu o momento em que abriram sua bolsa e levaram seu aparelho celular da marca Sansung.

Na manhã do mesmo dia, já em Taquaritinga, a jovem registrou o fato na Delegacia de Polícia Civil, mas não soube informar o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel).

O que é IMEI?

Todo aparelho habilitado possui a sua “impressão digital” registrada em um banco de dados chamado EIR (Registro de Identidade de Equipamentos). Assim, as operadoras podem conferir se as características físicas do aparelho apresentado por um cliente batem com a descrição no EIR e verificar sua legitimidade.

Normalmente, o número de identificação dos dispositivos vem impresso na caixa do aparelho ou está registrado no espaço destinado à bateria. No segundo caso, é preciso remover o elemento que alimenta o celular com energia para ter acesso ao IMEI.

Se você não conseguir visualizar o código, é possível acessá-lo digitando o código *#06# no aparelho. A sequência de caracteres é exibida na tela do celular.

Qual é a utilidade do IMEI?

É por meio da “impressão digital” dos aparelhos que as prestadoras desbloqueiam os celulares para que você possa utilizar o chip de outras empresas. O número de identificação também pode ser utilizado caso o dispositivo seja roubado. Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora, como ligações e conexão com a internet, ficam indisponíveis. Com isso, o aparelho perde completamente a utilidade. Embora não seja possível recuperá-lo, quem o roubou também não poderá fazer muita coisa com ele.

Compartilhe esta notícia: