Vai curtir um happy-hour? Cuidado com a alimentação

Compartilhe esta notícia:

Alimentação balanceada é essencial para que os momentos de festa e descontração não comprometam a saúde e a qualidade de vida.

Com a chegada do fim da semana, os convites para os famosos happy-hours, os encontros em bares e restaurantes, são bem comuns. Para muitas pessoas é sinônimo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Mas, você sabia que é possível, com moderação e algumas adaptações, comer melhor nestas ocasiões?

Uma alimentação balanceada é essencial para que os momentos de festa e descontração não comprometam a saúde e a qualidade de vida. Para a médica Elizabete Almeida, a primeira orientação é nunca chegar aos eventos de estômago vazio.

“Quando estamos com fome não conseguimos escolher o que vamos comer, e simplesmente comemos o que tem disponível. Além disso, há uma tendência a comer mais rapidamente e sem controle quando a fome aperta demais”, explica.

Outra dica importante para evitar o exagero à mesa dos bares é, antes de ir para qualquer evento, procurar sempre fazer um lanche saudável. A nutricionista sugere como opções um sanduíche natural, com muita salada e patê de atum ou peito de peru com queijo magro. Também pode ser uma fruta, cereal integral, nozes ou frutas secas.

Frituras devem ser evitadas, uma vez que são muito calóricas e podem dificultar a circulação, aumentando os níveis de colesterol. Segundo a nutricionista Lara Natacci, alimentos ricos em gordura (carnes gordas e frituras), temperos prontos e molhos gordurosos (o branco, por exemplo) devem ser evitados.

“Estes alimentos são de lenta digestão e podem causar desconfortos intestinais, que é tudo o que a pessoa não quer ter nesses dias. O excesso de sal também deve ser evitado para não causar a retenção de líquido”, ensina.

Boas opções de petiscos podem ser, por exemplo, palitinhos de vegetais (cenoura, erva-doce, pepino), bruschetas de tomate com manjericão, tremoço ou tomates cereja.

Uma das principais vilãs são as bebidas alcoólicas. Uma boa dica para diminuir o consumo e melhorar a hidratação é usar copos pequenos, isso ajuda a manter a bebida gelada também e sempre alternar um copo da bebida com um copo grande de água.

“Não é preciso passar por privação social para ter boa saúde. Algumas mudanças simples podem garantir a diversão e ao mesmo tempo a boa forma”, afirma Elizabete.

Do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: