Artigo: Metodologias de ensino – guia para formar profissionais de sucesso

Compartilhe esta notícia:

Por: Renata Lima*

Há anos sabemos que a afirmação de que a educação tem papel fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano é verdadeira. Sabemos também que, paralelo ao universo dos estudos, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente na hora de cobrar múltiplas competências dos profissionais que tentam uma inserção. Diante disso, a responsabilidade das instituições de ensino ao ofertar capacitações e qualificações profissionais torna-se maior, afinal, o futuro, as histórias de sucesso e as conquistas de jovens e adultos é que estão em jogo.

No âmbito educacional, as metodologias de ensino são imprescindíveis para um efetivo processo de aprendizagem. São elas que proporcionam condições para que os alunos possam absorver conhecimento e ter autonomia no mundo corporativo. No Senac Jaboticabal, o desafio diário é preparar profissionais para acompanhar as inovações de suas áreas de atuação, com capacidade para se adaptar à intensa evolução do mercado.

Para chegar a essa equação de sucesso, a instituição conta com um modelo educacional que valoriza o desenvolvimento da visão crítica de mundo, o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, a leitura do mercado profissional, a projeção de futuro e a visão empreendedora.

O Senac acredita que, ao proporcionar vivências reais, inserindo os estudantes em situações do cotidiano, reforça um completo desenvolvimento de competências, fomentando a capacidade de articular, mobilizar e colocar valores, conhecimento e habilidades em prática. Ainda, a unidade alia a tecnologia às resoluções de problemas na rotina dos profissionais, afinal, a globalização também exige deles que estejam aptos a lidar com os múltiplos recursos digitais.

As estratégias educacionais são elaboradas para ajudar o aluno a compreender aonde quer chegar e qual profissional deseja ser no futuro. É um meio de auxiliar a caminhada até o objetivo. Por isso, trabalhar a atitude empreendedora em sala de aula torna-se um diferencial do Senac, pois, por meio de projetos desenvolvidos ao longo das formações, a instituição capacita os estudantes para atuarem como atores principais de suas caminhadas rumo ao sucesso no mercado de trabalho.

A ideia é sempre promover experiência real, estimular o trabalho em equipe e formar profissionais flexíveis para o mundo corporativo. No Senac, a proposta é aprender fazendo.

*Renata Lima é coordenadora educacional do Senac Jaboticabal

Serviço:

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: