Demcove alerta para a necessidade da contribuição da população no combate a Dengue

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Saúde interrompeu o fornecimento de inseticida, o que tornou mais difícil a prevenção à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Dessa forma, o Departamento Municipal de Controle de Vetores – Demcove alerta para a necessidade da contribuição da população na limpeza e eliminação do criadouro do mosquito em suas casas.

As principais medidas devem ser:

  • Mantenha caixas d’água limpas e fechadas;
  • Não deixe a água acumular em pneus, calhas e lajes;
  • Limpe pratos de plantas pelo menos uma vez na semana;
  • Mantenha garrafas e vasilhas com a boca virada para baixo;
  • Coloque o lixo dentro da lixeira e mantenha tampada;
  • Mantenha tampados tanques, barris, tonéis, caçambas, poços e tudo o que possa acumular água.

“A Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika são doenças graves, mas que podem ser evitadas”, alerta Fabrício Araújo, diretor do Demcove. Apesar do empenho dos agentes, que visitam casa por casa, com as ações de “cata-trec”, o índice de proliferação do Aedes nos imóveis não diminui. “Se a população não se conscientizar que todos, cada morador, tem de fazer a sua parte, não vamos vencer essa guerra contra o mosquito”, conclui Fabrício.

Os números de maio mostram que os maiores índices de infestação ocorreram no Jardim Buscardi (26 casos), Jardim Contendas (22) e Talavasso (13). Esta semana, de 3 a 7 de junho, as ações dos agentes se concentram nos bairros Laranjeiras e Inocoop. De 10 a 14 de junho, os trabalhos serão realizados na área central da cidade.

Compartilhe esta notícia: