Cuidado: Bebê se enforca com colar de âmbar e não resiste

Compartilhe esta notícia:

Mãe desabafa sobre seu bebê de 18 meses que acabou se enforcando com o colar da moda.

Uma mãe faz um alerta a todas as famílias depois de seu bebê ter sido enforcado pelo colar de âmbar que usava. Infelizmente, o pequeno Deacon, de apenas 1 ano e meio, não resistiu e faleceu. O triste caso ocorreu há dois anos e agora a mãe Danielle Morin decidiu contar sobre a fatalidade como maneira de alarmar outras mães.

Ela contou que seu filho estava na creche em Fontana, nos Estados Unidos, com o colar quando tirou uma soneca. O pequeno deve ter feito algum movimento que fez com que o colar ficasse preso em uma parte do berço e ele acabou sufocando.

A mãe desabafou sobre a situação. “O colar deveria ter um sistema para se romper diante de uma situação de sufocamento, mas não tinha e acabou tirando a vida do meu filho. Nenhum pai ou mãe deveria ter que dar adeus ao seu filho”, desabafou Danielle em entrevista ao canal norte-americano CBS.

Colar de âmbar põe a vida dos bebês em risco – Alguns pais e mães costumam colocar o colar de âmbar em seus filhos com o objetivo de aliviar a dor do nascimento dos dentinhos. Contudo, é importante ressaltar que não existe nenhuma comprovação científica de que o produto realmente ajuda a amenizar a dor do nascimento dos dentes.

A única comprovação que existe em relação ao colar de âmbar é a de que ele apresenta sérios riscos para a saúde dos pequenos. Recentemente, o Food and Drug Administration (FDA), órgão do governo dos Estados Unidos que regulariza produtos para a saúde, emitiu um alerta em relação ao colar.

De acordo com o FDA, o colar de âmbar nunca deve ser usado nas crianças devido ao seu risco de enforcamento e de fazer com que os pequenos engasguem, caso o acessório se rompa e eles engulam as pecinhas. No alerta o FDA também relatou o caso de uma criança que enforcou com o colar mesmo com seus pais ao seu lado.

A Sociedade Brasileira de Pediatra também não recomenda que os pais coloquem o colar de âmbar em seus filhos justamente por causa dos riscos de enforcamento e de engasgar.

Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ressalta que o colar de âmbar não pode ser comercializado com a alegação de que ajuda a diminuir a dor do nascimento dos dentes ou de que tem qualquer outra propriedade terapêutica. “No caso do colar âmbar, informamos que este produto não possui avaliação na Anvisa. Sendo assim, sua comercialização não pode ser associada a alegações terapêuticas”, afirmou a ANVISA.

Compartilhe esta notícia: