Procon-SP dá dicas na hora de fechar contrato com academias

Compartilhe esta notícia:

Pesquisar preço, visitar a local e verificar se há possibilidade de negociação no valor da mensalidade são algumas das orientações.

Quem está querendo ter uma vida mais saudável com certeza já pensou em se exercitar. Uma das opções é começar a treinar na academia. Para isso, o Procon-SP separou algumas dicas para evitar problemas antes de fechar contrato. Confira:

Preços e condições

Uma boa ideia é fazer uma pesquisa de preço, visitando as academias para saber se há possibilidade de negociação no valor da mensalidade ou horários promocionais. As visitas também são válidas para avaliar as condições dos equipamentos, da limpeza do local, dos vestiários e banheiros, bem como a ventilação de todos os espaços.

Conhecer previamente o estabelecimento, no horário que pretende frequentar, pode ser válido para ver se o fluxo de pessoas é compatível com a infraestrutura oferecida pela academia. Verifique também a qualificação profissional dos instrutores. Converse com eles para saber se a atividade escolhida atende suas expectativas

Se informe se o lugar oferece uma aula teste, pois pode ser uma boa opção para fazer essa avaliação. Assim, você poderá contratar o serviço com mais tranquilidade.

Lugares próximos

A escolha de uma academia mais próxima de sua casa ou local de trabalho ajuda a não ser vencido pela preguiça, que em muitos casos, pode resultar em sucessivas faltas. O dentista, Elieser de Melo, conta que encontrou um espaço para se exercitar próximo ao emprego. “Assim consigo fazer o treino antes de começar no trabalho. Com isso, tenho mais pique para fazer minhas outras atividades durante o dia”, afirma.

Formas de pagamento

Pergunte sobre as formas de pagamento possíveis, o valor das parcelas, a taxa de inscrição ou matrícula, quais os encargos no caso de atraso do pagamento e se haverá outros custos como taxa de exame médico e avaliação física. Algumas academias oferecem descontos em planos trimestrais, semestrais e anuais. Entretanto, é preciso oferecer também a opção de contratação mensal ainda que com um valor mais alto dos estabelecidos nos pacotes.

Descontos entre os pacotes

Não se influencie por descontos oferecidos em planos que fujam de suas necessidades, mesmo que apresentem valores tentadores. Saiba dizer não e opte por um que se adapte aos seus horários e objetivos.

Para o desenvolvedor, Juliano Marques, o preço foi um fator importante a hora de escolher a unidade. “Na hora de escolher onde fechar, o preço mais barato aliado a qualidade do local que eu estava pesquisando foram fatores decisivos depois de uma pesquisa bem intensa”, explicou.

Contrato

Leia atentamente o contrato e esclareça suas dúvidas. Só assine depois de ter clareza do que está contratando. Por segurança, solicite que seja celebrado um contrato discriminando: dados pessoais dos envolvidos, preços, forma de pagamento, reajustes, horários, reposição de aulas, data de início e término e em que situação as partes poderão rescindir o acordo. Não deixe de obter informações sobre em quais condições o contrato pode ser suspenso, no caso de doença, férias etc.

As academias podem oferecer diferentes planos de serviços e formas de pagamento. Assim, é importante pesquisar muito antes de escolher onde você vai se exercitar. É importante exigir um contrato onde estejam descritas as condições da contratação e da prestação de serviço.

Vale lembrar que, de acordo como o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor, as empresas não podem estabelecer obrigações abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada. Em caso de cancelamento do contrato pelo o aluno, as cláusulas contratuais devem ser respeitadas. O prestador de serviços pode reter parte do valor pago, mas multas abusivas são proibidas.

Em caso de multa rescisória, verifique como serão devolvidos os cheques pré-datados ou como será feito o estorno e também devem ser verificado em quais condições o contrato pode ser suspenso, no caso de doença e férias, por exemplo. Se enfrentar algum problema, procure o apoio do Procon mais próximo.

Do Portal do Governo

Compartilhe esta notícia: