Profissionais capacitados otimizam processos e lucros com importações em empresas

Compartilhe esta notícia:

Senac Jaboticabal está com inscrições abertas para curso de curta duração na área; aulas iniciam em 1º de junho.

Produtos com preços mais baixos, diversidade de mercadoria, auxílio no controle da inflação e para o desenvolvimento econômico do país são alguns dos benefícios da importação de produtos, atividade que favorece tanto o empresário quanto a economia nacional. Mas, para conseguir tais vantagens e não perder os recursos investidos, é preciso conhecer e saber transitar pelo universo do comércio exterior. No curso de Importação: rotinas e procedimentos, que está com vagas abertas no Senac Jaboticabal, o aluno se prepara para atuar no segmento, que cresce continuamente no Brasil. As aulas iniciam em 1º de junho.

Segundo o Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em 2018 as importações brasileiras somaram mais de US$ 181 bilhões, incremento de 19,7% em relação a 2017. O governo ainda informou um aumento das compras no exterior em todas as grandes categorias econômicas, sendo elas bens de capital, que são máquinas e equipamentos para produção, bens intermediários, bens de consumo, combustíveis e lubrificantes.

Para Wagner Vilmar Campos, docente da área de gestão e negócios do Senac Jaboticabal, os indicadores crescentes de 2018 se justificam pela quantidade de empresas que têm decidido investir no comércio internacional.  “Com o mercado cada vez mais competitivo, globalizado e apresentando diversas possibilidades de comercialização, empresas de todos os tipos e tamanhos estão tendo a oportunidade de expandir seus portfólios e de buscar internacionalmente novos produtos e vantagens para aumentar os lucros.”

Mas, o especialista alerta que para obter resultados positivos nas negociações além da fronteira brasileira e, de fato, lucrar, é preciso ter conhecimento sobre as regras e normativas existentes no processo de importação, condição que reforça a importância de ter um profissional capacitado nas companhias.

“Há muita procura por mão de obra qualificada. Isso porque o impacto financeiro pode ser relevante: envolve taxas geradas pela má utilização dos procedimentos, que são altíssimas, impostos de importação, custos com colaboradores nas alfândegas e com o aluguel de compartimentos para o armazenamento dos itens adquiridos no exterior. Tudo é cobrado. Porém, com o processo bem desenvolvido, há um retorno financeiro imediato, uma vez que os produtos são diferenciados e tornam as vendas mais competitivas”, afirma Wagner.

No curso ofertado pelo Senac, o participante conhecerá a prática e a rotina necessárias nos processos do comércio exterior, conforme os aspectos mercadológicos, comercial e tributário. Para tanto, as aulas abordarão estratégias que desenvolvem reflexão crítica e competências profissionais, tais como simulações e experimentações.

A formação também permite diversas atuações para o profissional no segmento de importações. Ele estará apto a trabalhar como analista, importador júnior, sênior e gerente de importação. “Além disso, o curso ainda capacita o aluno para ser um empreendedor nos processos de importação, podendo abrir uma Trading Company, que são empresas comerciais que atuam como intermediárias entre companhias fabricantes e compradores, e ainda para atuar na área de consultoria e assessoria”, explica o docente do Senac.

Para quem deseja investir em conhecimento no segmento, as inscrições para o curso de Importação: rotinas e procedimentos podem ser feitas diretamente no Portal Senac (www.sp.senac.br/jaboticabal), onde também é possível tirar dúvidas e encontrar os pré-requisitos da formação, ou o interessado pode se dirigir diretamente à secretaria da unidade. As vagas são limitadas.

Serviço:

Importação: rotinas e procedimentos

Data: 1º de junho a 27 de julho de 2019

Horário: aos sábados, das 8h30 às 12h30

Local: Senac Jaboticabal

Endereço: Rua 24 de Maio, 831, Centro – Jaboticabal/SP

Informações e Inscrições: www.sp.senac.br/jaboticabal

Compartilhe esta notícia: