Pint of Science Jaboticabal 2019

Compartilhe esta notícia:

“Uma dose de ciência”. Quem tem interesse em tomar? É justamente esta a proposta do evento Pint of Science, que acontece simultaneamente em 24 países, 87 cidades brasileiras e, para nossa sorte, em Jaboticabal, nos dias 20, 21 e 22 de maio, às 19h30. O evento é aberto ao público, gratuito, e tem somente um propósito: compartilhar com a comunidade a produção de institutos de pesquisa e universidades, ou seja, promover a aproximação entre o meio acadêmico e a sociedade. Em outras palavras: divulgar o conhecimento científico que é estudado e cujos temas têm ligação direta com a vida das pessoas.

O Pint of Science é o maior festival mundial de divulgação de conhecimento científico, que nasceu em Londres (Inglaterra) e chegou a Jaboticabal no ano passado, tendo sido um sucesso de tamanha proporção que impulsionou os organizadores a fazerem a edição deste ano em dois locais. O coordenador municipal do evento, Prof. Dr. Guilherme Lucas, da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão, convidou o Prof. Dr. Glauco Rolim, da FCAV-Unesp Jaboticabal, para ajudar na coordenação e ambos se empenharam para trazer temas interessantes abordados por profissionais de excelência.

“O Pint of Science Jaboticabal foi muito bem sucedido no ano passado, quando estreou em Jaboticabal. Superou nossa expectativa, mas teve um fator que nos deixou tristes: algumas pessoas ficaram de fora em função da falta de espaço. E olha que escolhemos um local muito apropriado e bem amplo, o restaurante Mamma Mia. Tivemos, no entanto, que limitar a entrada até mesmo por uma questão de conforto e segurança. Em função disto, definimos que este ano o evento será realizado simultaneamente em dois locais: no restaurante Mamma Mia e na galeria Novo Espaço”, explicou o professor Guilherme.

“O objetivo do festival é derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa. Tudo feito de forma bem simples, embora com uma organização bem complexa. Por trás do festival há uma equipe nacional de dez pessoas, sete coordenadores regionais, os coordenadores dos municípios participantes e ainda os coordenadores de cada estabelecimento que recebe o Festival. São voluntários envolvidos com a área científica das melhores universidades do país com o objetivo de explicar para a população como a ciência funciona e quais suas novas descobertas. Os temas abordados sempre têm relação com o dia a dia das pessoas”, explica Guilherme Lucas.

Segundo o coordenador municipal do Festival, a programação deste ano conta com três palestras em cada um dos locais. No restaurante Mamma Mia, a abertura, no dia 20 de maio, será feita pelo pesquisador da Embrapa, Alexandre Nepomuceno, que vai abordar o tema “Transgênico: mitos e fatos”. Nepomuceno é reconhecido internacionalmente não só pela atuação na Embrapa, mas por seus trabalhos publicados e pesquisas na área agronômica. Na noite seguinte, é a vez do professor da Esalq/USP, José Otávio Menten, falar sobre “Agrotóxico e sustentabilidade”. O Prof. Dr. Menten também tem reconhecimento internacional e é referência em sua área. No dia 22, ainda no Mamma Mia, o cirurgião plástico Pedro Coltro, da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão falará sobre “Cirurgia plástica e autoestima”. O Prof. Dr. Pedro é membro da equipe de médicos que fez a separação das gêmeas siamesas unidas pelas cabeças.

Na galeria Novo Espaço, os professores José Marques Júnior, Rouverson Silva e Diego Siqueira, da FCAV – Unesp Jaboticabal, falam sobre “Agricultura 4.0”. O trio de especialistas aborda as influências da agricultura de precisão no nosso dia a dia. Na noite de 21 de maio, a professora Eliane Comoli, da Faculdade de Medicina da USP, abordará o tema “Meditação sob o olhar da neurociência”. A Profa. Dra. Eliane é neurofisiologista e tem também formação em Psicanálise. E, para encerrar o Pint of Science no Novo Espaço, dois médicos nutrólogos, Dr. Renato Zorzo e Dr. Fernando Chueire, e a nutricionista Carolina Malek, todos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, respondem à seguinte pergunta “Estamos comendo direito?”. Os três encerram com chave de ouro as palestras no Novo Espaço.

O coordenador municipal convida a população de Jaboticabal para comparecer ao evento e lembra que o Pinto f Science só se tornou possível graças ao apoio de empresas que acreditaram no evento. “No ano passado, sem sequer conhecer o evento, empresas como o jornal O Combate, Damásio Educacional, Criar Redação, Colégio Duílio Poli e San Marino acreditaram no Pint e deram sua contribuição para cobrir despesas com faixas e som. Este ano estas empresas continuaram conosco e ainda somaram forças com novas como a Plena Negócios e Viagens, a Funep, a Unimed Jaboticabal e o Ibis Jaboticabal, que vieram atender a uma nova demanda: o deslocamento de palestrantes que trouxemos de vários lugares do Brasil. Contamos também com toda arte feita pela agência Neomarc Comunicação e com a cobertura fotográfica do evento, que será feita pela Cláudia Grotta. Com um grupo tão entrosado, palestrantes de renome (todos voluntários) e dois locais agradáveis, o Pint of Science em Jaboticabal promete repetir o sucesso do ano passado, principalmente porque conta com um fator fundamental: um público maravilhoso, sedento de conhecimento”, encerrou o coordenador.

Compartilhe esta notícia: