Cooperativas de crédito crescem e se fortalecem em todo o Brasil

Compartilhe esta notícia:

Ao contrário dos bancos tradicionais as cooperativas investem na ampliação de suas agências físicas e anualmente compartilham as sobras financeiras entre os próprios cooperados.

As cooperativas de crédito crescem de forma exponencial no Brasil e vêm conquistando a confiança de pessoas físicas e jurídicas. Na contramão dos bancos tradicionais, as cooperativas apostam na ampliação de seus pontos físicos e no atendimento personalizado. No Sicoob, maior sistema financeiro cooperativo do país já são mais de 4,4 milhões de cooperados e 2,9 mil pontos de atendimento distribuídos em todo Brasil.

Em Taquaritinga, uma das unidades que opera neste sistema é o Sicoob Cooperac  – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários, fundada em 2006, em Ribeirão Preto, onde possui três agências. As atividades no posto de atendimento de Taquaritinga iniciaram em 2008. No ano de 2016 a unidade foi reformada e passou a funcionar na rua Prudente de Morais, 661, para oferecer uma melhor estrutura aos cooperados.

As cooperativas que operam no sistema Sicoob oferecem todos os produtos e serviços bancários tradicionais, mas, ao contrário de outras instituições financeiras que dividem o lucro com seus acionistas, na cooperativa compartilham as sobras entre os cooperados. “Aqui todos são ouvidos independentemente de seus investimentos”, comenta Cesar Augusto Campez Neto, diretor presidente da Cooperac. “O cooperativismo vem crescendo porque as pessoas entendem que é um sistema seguro e que oferece maior rentabilidade e taxas reduzidas. Somado a esses aspectos temos ainda o atendimento personalizado, em agências acolhedoras, nas quais as equipes conhecem em detalhes o perfil daquele cooperado”.

Luiz Antônio Pelatti é um dos empresários que aposta no cooperativismo. “Como faço parte do Grupo Cotai, que reúne 800 pessoas atuando em busca da captação de recursos para o município de Taquaritinga, passei a integrar a Cooperac desde o início das suas atividades, pois nós estávamos em busca de novos serviços de crédito. Eu aplaudo a atuação da cooperativa, que atende uma necessidade da sociedade, que precisa de produtos financeiros de qualidade, a custos menores.”

Compartilhe esta notícia: