Morre o ator que interpretou Chewbacca em Star Wars

Compartilhe esta notícia:

Nascido em Londres em 1944, ator vivia no Texas, nos Estados Unidos, e completaria 75 anos de idade no próximo dia 19 de maio

O britânico Peter Mayhew, que interpretou Chewbacca na saga “Star Wars”, morreu aos 74 anos. A informação foi dada pela família do ator nesta quinta-feira, 2 de maio, na conta oficial que ele tinha no Twitter.

“A família de Peter Mayhew, com profundo amor e tristeza, lamenta compartilhar a notícia de que Peter faleceu”, diz o comunicado.

Embora a morte só tenha sido divulgada na quinta, Mayhew faleceu na última terça-feira (30) na casa em que vivia no Texas, nos Estados Unidos. Nascido em Londres em 1944, ele completaria 75 anos no dia 19 de maio.

Mayhew encantou os fã de “Star Wars” pela interpretação de Chewbacca, o inseparável companheiro de aventuras de Han Solo (Harrison Ford) e copiloto da nave Millennium Falcon.

Mayhew encarnou o papel nos três filmes originais da saga – “Uma Nova Esperança” (1977),”O Império Contra-Ataca”(1980) e “O Retorno de Jedi” (1983) – e voltou a interpretá-lo em “A Vingança dos Sith” (2005), que fechou a segunda trilogia da saga, e em “O Despertar da Força” (2015), que iniciou a terceira e, até agora, última série de filmes de “Star Wars”.

Os familiares de Mayhew lembraram hoje que ele trabalhou sem descanso para superar problemas de mobilidade e poder se colocar novamente na pele de Chewbacca uma última vez em “O Despertar da Força”.

Mayhew foi substituído pelo ator finlandês Joonas Suoatamo em “Os Últimos Jedi” (2017) e no ainda inédito “A Ascensão Skywalker”, que estreará em dezembro.

O Chewbacca original, no entanto, trabalhou como consultor nos dois filmes mais recentes.

“Para ele, a família de ‘Star Wars’ significava muito mais que um personagem em um filme”, afirmaram os parentes.

Mayhew viajou durante muitos anos pelas convenções de cinema e encontros de fãs no mundo todo até se transformar em um dos artistas mais queridos da saga.

 

Em 2015, o ator contou o quanto foi especial para ele se reencontrar com Harrison Ford nos estúdios durante a filmagem de “O Despertar da Força” e definiu sua estreita relação fora da tela como “um casamento”.

O responsável por dar vida a Luke Skywalker em “Star Wars”, Mark Hamill, foi uma das estrelas de Hollywood que reagiu hoje com tristeza à morte do ator conhecido pela sua longa estatura e que tinha operado a coluna vertebral em 2018 para melhorar sua mobilidade.

“Era o mais amável dos gigantes. Um grande homem com um coração ainda maior que nunca deixou de me fazer sorrir e um amigo leal a quem amei sinceramente”, escreveu Hamill na sua conta do Twitter.

“Estou agradecido pelas lembranças que compartilhamos e sou um melhor homem só por ter lhe conhecido. Obrigado, Pete”, acrescentou.

“A Walt Disney Company lamenta a perda de nosso querido intérprete de Chewbacca”, afirmou na mesma rede social o executivo-chefe da companhia, Bob Iger, que definiu Mayhew como “um gigante amável interpretando um gigante amável”.

Compartilhe esta notícia: