Será neste sábado o Dia “D” contra o câncer bucal

Compartilhe esta notícia:

Neste sábado, dia 4 de maio, a Coordenadoria Odontológica do município promoverá o Dia “D” de Prevenção ao Câncer Bucal. A ação será realizada das 8h às 17h, nas UBSs e na unidade móvel a ser instalada na Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio (Centenário), ação conjunta com a campanha de vacinação contra a gripe.

De acordo com coordenador Fabrício Gibertoni a avalição será feita em pessoas de todas as idades, em especial aquelas que percebem um incômodo ou dor com as próteses fixas ou móveis, e pessoas que tenham um machucado na boca que não cicatriza há mais de 15 dias.

“Muitas vezes é uma prótese mal adaptada que está fazendo uma lesão na boca e que pode vir a desenvolver um câncer. Nesses casos, nós fazemos a remoção da lesão e providenciamos a troca da prótese”, explica o diretor do Departamento odontológico, Fabrício Gibertoni.

“Temos diagnosticado alguns casos, não só em pacientes que usam próteses, mas até em jovens e o tratamento é muito rápido, num prazo de aproximadamente 20 dias o paciente já está sendo encaminhado para o tratamento”, disse.

Kits de escovação – A Prefeitura de Taquaritinga, por meio da Coordenadoria Odontológica, está distribuindo kits de saúde bucal nas creches municipais. O objetivo é mudar os hábitos com a higiene bucal e estimular a prática do cuidado.

Cada aluno está recebendo um kit com escova de dente, creme dental, um CD com um vídeo de orientação sobre a correta escovação, e uma caneta para a professora anotar os dados dos alunos. Também está sendo entregue uma escova de dente sobressalente para ser utilizada no segundo semestre. A caixa do kit também se transforma num jogo educativo para as crianças.

O material, num total de 1.800 kits, foi adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação conta com palestra para os alunos, enfatizando a importância da higiene bucal e escovação.

Depois das creches será a vez dos alunos dos primeiros quatro anos das escolas da Rede Municipal de Ensino receberem os kits de higiene bucal.

As crianças também serão avaliadas pelos dentistas para, se for o caso, serem enviadas para tratamento nos consultórios das Unidades Básicas de Saúde ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Compartilhe esta notícia: