Prevenção: começa na próxima quarta-feira vacinação contra gripe

Compartilhe esta notícia:

O Dia ‘D’ da campanha será em 4 de maio.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Taquaritinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunicou nesta semana que a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza em 2019 vai ter início, também no Município, na quarta-feira da semana que vem (10). A campanha será encerrada no dia 31 de maio, sendo que  o Dia “D” será em 4 de maio (um sábado), quando Taquaritinga estará com oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma Unidade Móvel funcionando das 8 horas às 17 horas.

No período de 10 de abril a 31 de maio os grupos prioritários serão vacinados da seguinte forma: do dia 10 a 19 de abril serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, e atualização, e atualização das carteiras de vacinação. Já a partir de 22 de abril até 31 de maio haverá inclusão dos demais grupos prioritários (idosos, profissionais de saúde, pacientes com morbidades, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores do ensino básico e superior.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A vacinação contra Influenza em 2019 será desenvolvida de 10 de abril a 3 de maio nos seguintes locais: serão três salas de vacina do Município – Sala de Vacina da UBS Antônio Abbud, no Jardim Buscardi; Sala de Vacina da UBS Akio Nakashima, no Jardim São Sebastião e Sala de vacina da UBS Ederaldo Pereira Marques, no Vale do Sol. As salas estarão funcionando das 7 horas às 16 horas. O pessoal da Saúde lembra que é importante levar a caderneta de vacinação.

Os grupos determinados pelo Ministério de Saúde (MS) para receber a vacinação contra Influenza em 2019 são: crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; professores; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde).

No dia 4 de maio (sábado) será o Dia da Mobilização Nacional (Dia D). Neste dia, oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma Unidade Móvel realizarão a Vacinação contra Influenza. As unidades que estarão abertas no dia 4 de maio serão: UBS Akio Nakashima (Jardim São Sebastião); UBS Ederaldo Pereira Marques (Vale do Sol); UBS Nelson Sargi (Jardim Paraíso); UBS Antônio Abbud (Jardim Buscardi); UBS Brás Curti (Jardim Santa Cruz); Unidade Móvel (Praça Dr. Waldemar D’Ambrósio); UBS Anur Felipe Gabriel (Distrito de Jurupema); UBS Amadeu Chiarotti (Distrito de Guariroba) e UBS Izola Balan Negri (Distrito de Vila Negri).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação que ocorre anualmente, em forma de campanha, constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição de internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

O Serviço de Vigilância informa que são contra-indicações (quando a vacina Influenza sazonal não deve ser administrada) nas pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contra-indicam doses subseqüentes. Devem ser tomadas precauções: em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro e para pessoas com história pregressa de Síndrome de Guillain Barré (SGB) recomenda-se avaliação médica criteriosa, observando-se o risco-benefício da vacina.

Compartilhe esta notícia: