Vida saudável: dormência ou formigamento nas mãos pode indicar doenças

Compartilhe esta notícia:

Problema ocorre devido a uma breve interrupção da circulação sanguínea na região que vai da palma da mão até os dedos.

Existem várias situações que causam dormência ou formigamento nas mãos, a maioria sem um significado clínico. Entretanto, é necessário atentar-se a causas neurológicas de formigamento.

Embora em alguns casos não signifiquem problema algum, uma boa recomendação é procurar auxílio médico sempre que o sintoma não melhorar sozinho ou não houver justificativa óbvia para sua origem.

O ideal é fazer uma rigorosa investigação sob a orientação de um médico.

  1. Esclerose múltipla – Ela provoca a destruição das membranas nervosas da medula espinal. O resultado disso é que a circulação de impulsos nervosos é interrompida, reduzindo a sensibilidade das mãos e causando dormência.
  2. Osteocondrose da coluna cervical – Com o desgaste da coluna cervical, causada pela falha no fornecimento de sangue para o corpo, o paciente tem dores na cabeça, falta de coordenação motora e formigamento nas mãos.
  3. Síndrome do túnel do carpo – Este é um problema muito comum em quem realiza tarefas repetidas vezes com as mãos, que é o caso dos músicos, digitadores e tantas outras profissões. Por causa da repetição constante com os dedos, o tendão tende a inchar, causando dormência nas mãos. Com o desgaste da coluna cervical, causada pela falha no fornecimento de sangue para o corpo, o paciente tem dores na cabeça, falta de coordenação motora e formigamento nas mãos.
  4. Trombose – Em caso de coágulo de sangue, há o retardo no fluxo sanguíneo e de oxigênio, o que causa formigamento nas mãos.
  5. Acidente vascular cerebral (derrame) – É nesta condição que ocorre o caso mais grave de formigamento nas mãos.
  6. Doença de Buerger – Este tipo de doença está associada ao cigarro e causa dor e dormência nas mãos devido à diminuição de fluxo de sangue. Também pode afetar os pés e, se não for tratada a tempo, a pessoa pode desenvolver gangrena.
  7. Diabetes – Um dos sintomas é o formigamento nas mãos, já que o fluxo de sangue é reduzido.
Compartilhe esta notícia: