Fábio Camargo: 35 anos na Câmara Municipal

Compartilhe esta notícia:

Por: Nilton Morselli*

Pelo tempo de permanência em um emprego, as pessoas costumam ter seu nome associado ao próprio local de trabalho. É assim com Fábio Luís de Camargo, que todos costumam simplificar para Fabinho da Câmara. Não é para menos: nesta segunda-feira, 1.º de abril, ele completa 35 anos de casa com muitas histórias para contar e experiência acumulada em gestão pública.

Em 1984, quando os menores de 14 anos podiam realizar alguns tipos de trabalho, o menino foi recebido pelo então presidente do Legislativo, o saudoso César Augusto Pinheiro, o César do Cristo Rei, até hoje o político mais jovem a ocupar o comando da casa. Aos 11 anos completados quatro meses antes, Fábio fora designado pela Guarda Mirim, um projeto cívico-educacional que era mantido pela Prefeitura.

Trabalhava como auxiliar geral dos vereadores eleitos para aquela legislatura de seis anos. Desempenhava serviços internos e externos, sem talvez imaginar que no imponente prédio da então Praça 9 de Julho, depois rebatizada de Dr. Horário Ramalho, escreveria uma longa história profissional. O interesse pelos assuntos ali tratados abriu-lhe as portas para novas oportunidades, que nunca desperdiçou.

Uma delas estava relacionada a um tema até então desconhecido pela maioria das pessoas. O rapaz curioso que frequentava cursos técnicos além da escola regular estimulou a direção da Câmara a trazer, pioneiramente, a informática para dentro do serviço público. Os computadores com monitores de fósforo verde, modernos para a época, conviveriam algum tempo com máquinas de datilografia – as mecânicas e as eletrônicas –, antes de substituí-las por completo.

Fabinho assumiu o cargo de técnico em informática, coordenando as inovações que iam sendo implantadas de modo a dar celeridade ao trabalho da secretaria e às buscas por informações arquivadas. Segundo ele, descobrir precocemente que aquilo era um caminho sem volta foi importante. Hoje, o fluxo de dados entre o Legislativo e o Tribunal de Contas, por exemplo, é em tempo real, termo que exprime com exatidão a instantaneidade das relações nestes novos tempos. A Lei de Transparência força todos os entes governamentais a manter portais atualizados para o cidadão pesquisar, on line, assuntos variados.

Fabinho também foi analista legislativo, diretor de informática e, desde 2007, é diretor legislativo, a partir do qual comanda o funcionamento da Câmara, cargo somente abaixo do presidente. Galgou carreira no Legislativo como servidor concursado.

Paralelamente às atividades profissionais, Fábio estudou música na Etam (Escola Técnica de Arte Municipal) Santa Cecília dos 10 aos 16 anos. Nesse período, foi aluno do saudoso maestro José Antonio Marin, que agora dá nome à Banda Municipal, e do violonista Zé Mila. As aulas de violão, contrabaixo e trombone garantiram ao servidor público um ganho extra como músico profissional, além da participação nas retretas dominicais dos 12 aos 24 anos, a convite do próprio Marin.

Filho do casal Luiz Marco Pinto de Camargo e Tereza de Jesus Feliciano P. de Camargo, Fábio é casado com Elaine Leite e pai de Nayara (27 anos), Nicole (17) e Nicolas (14). Estudou no Colégio Dr. Aimone Salerno, na Escola Estadual 9 de Julho e na Etec Dr. Adail Nunes da Silva. No nível superior, ingressou em tecnologia da informação (Unip), Direito (Immes) e gestão pública (Anhanguera). Possui cursos nas áreas de gestão e políticas públicas, recursos humanos, licitações e contratos direito do consumidor, direito administrativo, contabilidade pública, processo e técnicas do Legislativo, entre outros.

Corintiano e membro do 2.ª Igreja do Evangelho Quadrangular, faz trabalhos sociais no Jardim São Sebastião, foi membro do Conselho de Alimentação Escolar (2004/2005), do Conselho Permanente de Desenvolvimento Integrado (2006/2009), do Conselho de Administração do IPREMT (2006/2009, 2010/2013 e 2014/2017). O órgão foi presidido por ele quando a sede própria do Instituto foi conquistada.

Embora tenha completado 35 anos de vida profissional, o diretor disse que nem se pudesse se aposentaria agora, pois se considera em condições de permanecer ainda por muitos anos dando suporte às atividades da Câmara. Sorte dos vereadores, que têm nele uma boa fonte de informações. Munido de sólidos conhecimentos da legislação municipal, Fábio ajuda a formular projetos de iniciativa de integrantes da casa e a coordenar serviços de interesse da população.

*Nilton Morselli é jornalista e assessor de imprensa da Câmara Municipal de Taquaritinga.

Compartilhe esta notícia: